Em sessão especial da Reunião Magna da ABC 2019, no dia 14 de maio, a doutora em toxicologia ambiental colombiana Karina Caballero apresentou sua pesquisa como vencedora do Prêmio Ianas/Twas-Lacrep Anneke Levelt Sengers 2018

O prêmio visa reconhecer o esforço e o talento de jovens cientistas nas Américas e leva o nome da física Anneke Levelt-Sengers, em reconhecimento ao seu trabalho pioneiro e inspirador à frente ao Programa Mulheres para a Ciência da Rede InterAmericana de Academias de Ciências (Ianas, na sigla em inglês).

Karina Caballero Gallardo é professora associada na Escola de Farmácia da Universidade de Cartagena, na Colômbia, e membro do Grupo de Química Ambiental e Computacional desde 2004, classificado como de excelência A1 pelo Departamento Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Colômbia.

Apresentada no evento pela diretora da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Marcia Barbosa, Caballero mostrou, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a pesquisa “Perspectivas de saúde ambiental na poluição por carvão: uma visão de diferentes modelos toxicológicos”.

Seu trabalho aborda questões de ambiente e de saúde relacionadas à atividade de mineração do carvão e do ouro na Colômbia e à toxicidade da poeira do carvão em diversos modelos biológicos. Segundo a cientista, a mineração de carvão na Colômbia, ainda que seja uma importante atividade econômica para o país, gera um grande impacto tanto para o ambiente quanto para a população, especialmente nas comunidades mais próximas das zonas produtoras de minério. Ela explica que as pessoas podem sofrer diferentes efeitos em sua saúde, que envolvem doenças pulmonares e alterações em nível de genoma. “Isso pode gerar mutações que podem conduzir para um câncer, posteriormente”, afirmou.

Caballero pesquisa, também, a presença de parasitas em peixes e associações com os níveis de mercúrio, buscando moléculas pertencentes à biodiversidade colombiana com capacidade de repelir insetos. Sua ideia é utilizar estas moléculas como alternativa ao uso de pesticidas sintéticos que tenham toxicidade em organismos diferentes daqueles a que se destinam.