A Academia Brasileira de Ciências (ABC) elegerá, em 2019, novos representantes para conduzir sua administração, na Diretoria, Conselho Fiscal e Comissão de Seleção. Encerrado o período de envio de candidaturas, as eleições vão de 15 de fevereiro até 22 de março. Os membros titulares da ABC poderão votar por via eletrônica, postal ou presencialmente na Assembleia Geral Ordinária, no dia 22 de março, às 10h, na sede da Academia.

Uma única chapa se apresentou para disputar a eleição para o triênio 2019-2022. Em carta de apresentação aos membros titulares da Academia, a chapa relatou o destaque da ABC no cenário nacional, sua atuação internacional, bem como os problemas que afligem a ciência brasileira e a importância da instituição na elaboração de uma agenda de desenvolvimento a longo prazo para o país. “É urgente esclarecer o novo governo e o novo Congresso, bem como a sociedade em geral, sobre a importância da ciência e da inovação para o desenvolvimento nacional e contribuir com propostas concretas, baseadas em evidência científica, para a elaboração de uma agenda de desenvolvimento sustentável”.

O documento ainda citou os desafios a serem vencidos em âmbito nacional: “incrementar nossa atuação na divulgação da ciência; ampliar a diversidade regional e de gênero, dando continuidade ao aumento do percentual de cientistas mulheres na ABC, que de 6,6% em 2001 passou para 11,9% em 2010 e é agora de 15,5%; acompanhar de forma mais permanente as ações do Congresso Nacional relevantes para ciência, tecnologia, inovação e educação; acompanhar as políticas governamentais para temas de alta relevância, para os quais o conhecimento científico é fundamental, como a exploração sustentável dos biomas, a mudança climática, a segurança, a inovação tecnológica e a qualidade, abrangência e equidade da educação”.

Conheça a chapa única:

Presidente: Luiz Davidovich

Vice-Presidente: Helena B. Nader

Diretoria:
Elibio Leopoldo Rech Filho
Francisco Rafael Martins Laurindo
Marcia Cristina Bernardes Barbosa
Ruben George Oliven
Virgílio Augusto Fernandes Almeida

Vice-Presidências Regionais:
Norte: Adalberto Luis Val
Nordeste: Jailson Bittencourt de Andrade
Minas e Centro-Oeste: Mauro Martins Teixeira
Rio de Janeiro: Lucia Mendonça Previato
São Paulo: Oswaldo Luiz Alves
Sul: João Batista Calixto

Também com mandato de três anos, o Conselho Fiscal, composto por cinco membros titulares, deve ser renovado em maio. Os Acadêmicos se candidataram individualmente para a missão de fiscalizar a administração da ABC no triênio 2019-2022. A competência do Conselho Fiscal é descrita no Estatuto da ABC (Art. 24).

Confira os candidatos ao Conselho Fiscal:

Alvaro T. Prata
Fernando Cosme Rizzo Assunção
José Roberto Boisson de Marca
Luiz Bevilacqua
Renato Machado Cotta
Susana Inés Cordoba de Torresi

Única comissão permanente da instituição, é aberta anualmente a eleição para a renovação de 1/3 da Comissão de Seleção. Em 2019, terminam seus mandatos os representantes das áreas de ciências matemáticas, ciências biomédicas e ciências sociais, sendo que as ciências biomédicas possuem duas vagas na Comissão, e as demais áreas apenas uma vaga cada. A Comissão de Seleção já tem reunião programada para o dia 7 de outubro, no Rio de Janeiro.

Para a Comissão de Seleção, os candidatos são os seguintes:

Área de Ciências Matemáticas:
Claudio Landim

Área de Ciências Biomédicas:
Esper Abrão Cavalheiro
Glaucius Oliva
Jorge Almeida Guimarães
Samuel Goldenberg

Área de Ciências Sociais:
José Murilo de Carvalho

Para mais informações, entrar em contato com Fernando Verissimo (21 3907-8100 / verissimo@abc.org.br).