Servindo de inspiração para meninas e mulheres que desejam seguir carreira científica, o e-book “Mulher faz ciência: dez cientistas, muitas histórias” foi lançado no dia 11 de fevereiro, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) em parceria com o portal de notícias sobre ciência, tecnologia e inovação em Minas Gerais, Minas Faz Ciência. O livro em formato digital pode ser baixado gratuitamente neste link.
Apresentando depoimentos de 10 cientistas brasileiras, o projeto busca mostrar a diversidade entre as mulheres cientistas e os desafios que as mesmas têm vencido em suas respectivas áreas de atuação. Uma das entrevistadas foi a física Márcia Barbosa, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Na ABC, menos de 6% dos Acadêmicos das ciências físicas são mulheres.
“A boa nova é que já existe no meio acadêmico uma consciência de que diversidade significa uma melhor ciência. Este é o primeiro passo para que uma mudança ocorra”, comenta a Acadêmica. “Peço a cada um 15 segundos de seu tempo. Sempre que indicar alguém como palestrante, organizador de evento, membro de comitê, se pergunte nestes 15 segundos: não haveria uma mulher capaz para este cargo?”
O e-book narra ainda as trajetórias da historiadora e escritora indígena Aline Pachamama; da bióloga Fernanda Staniscuaski, fundadora do projeto Parent in Science; da cientista da computação Ingrid Splangler; da técnica em meio ambiente Myllena Crystina da Silva; da bióloga Natália Oliveira; da arquiteta e urbanista Priscila Gama; da astrônoma e vulcanóloga Rosaly Lopes; da bióloga Rafaela Salgado Ferreira e da professora de física experimental Sônia Guimarães.