Foto: Warley Pereira (Ascom/CPRM)

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal de Oliveira, convocou reunião com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia Nacional de Engenharia (ANE) para ouvir as opiniões dos cientistas sobre o rompimento da barragem na região do Córrego do Feijão, em Brumadinho. O encontro aconteceu no dia 4 de fevereiro, na sede do Ministério da Fazenda, no Rio de Janeiro.

Representando a ABC, estiveram presentes os Acadêmicos Carlos Alberto Aragão, Diógenes de Almeida Campos, diretor do Museu de Ciências da Terra (Rio de Janeiro), Renato Cotta e Edson Watanabe, diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ). Os cientistas focaram em soluções e alternativas para diminuir a quantidade e melhorar a qualidade dos rejeitos de minério, enquanto os membros da ANE alertaram para a necessidade de reforçar as barragens, bem como a de extinguir as do mesmo tipo que causaram os incidentes em Mariana e Brumadinho.

O secretário do MME ainda pediu aos cientistas que encaminhassem sugestões para melhorar a segurança das barragens de rejeitos de minério, após a reunião. Além disso, em parceria com a ABC e ANE, o ministério planeja um evento para debater o tema, a ser realizado na segunda quinzena de março.