Representantes das Academias de Ciência dos países dos BRICS

Nos dias 10 e 11 de dezembro, foi realizado, em Pretória, na África do Sul, um encontro de representantes das Academias de Ciência dos países dos BRICS. A ABC foi representada pelo assessor técnico Marcos Cortesão. Foi discutida a colaboração entre elas a partir de desafios comuns à África do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia, em temas relativos à ciência, tecnologia e inovação. Também foi abordada a atividade de aconselhamento científico em reuniões ministeriais e outras estruturas executivas existentes no contexto dos BRICS.

A ABC apresentou os principais desafios em áreas que podem contar com uma grande contribuição brasileira: biodiversidade e biotecnologia, segurança alimentar, saúde, compartilhamento de infraestrutura de pesquisa e pesquisa básica. Foi incentivado pela ABC a integração das cinco Academias no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030.

Passado o primeiro encontro entre as instituições, os representantes das Academias de Ciência dos BRICS passarão a atuar pela formação da rede e por sua inclusão formal na estrutura do bloco. Na análise da ABC, será benéfico contar com sugestões de atores com experiência internacional, como a InterAcademy Partnership (IAP) e o Science 20 (S20), grupo constituído pelas Academias de Ciências dos países que formam o G20.

Em 2019, o Brasil receberá a próxima reunião das Academias de Ciência dos BRICS e 4º Fórum de Jovens Cientistas do BRICS. Por meio de ofício enviado ao MCTIC, a ABC se colocou à disposição para colaborar na organização das duas atividades, assim como para uma atuação conjunta de longo prazo no contexto dos BRICS.