A abertura do mês da Ciência e Tecnologia de Niterói terá mesa-redonda com o tema  “Mulheres na Ciência: Desafios e Perspectivas’, da qual participará a pesquisadora titular da Fiocruz e Doutora em Divulgação Científica pela UFRJ Danielle Grynszpan, entre outras. O evento será realizado no dia 4/10, às 17h, no Auditório Caminho Niemeyer, na av. Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n.

Danielle é coordenadora do pólo do Rio de Janeiro do Programa ABC na Educação Científica da Academia Brasileira de Ciências e enviou o seguinte texto para a NABC:

Mulheres, desde meninas, curiosas e criativas

Em 2015 foi aprovado, pela Assembleia das Nações Unidas, o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência: 11 de fevereiro . Vale lembrar que, se é necessário instituir-se um dia específico, certamente é porque há um desafio: estimular o acesso maior e a participação feminina em um quantitativo maior no mundo da pesquisa.

Não seriam elas tão ávidas por saber quanto os meninos e homens? Seriam elas menos curiosas? Dados da Unesco de setembro de 2018 evidenciam que menos de 30% dos cientistas no mundo são mulheres, sendo que a própria palavra cientista nem requer adequação de sufixo para a diversidade de gênero.

Este potencial feminino inexplorado não pode nem deve ser perdido, especialmente em um planeta que precisa de mais mentes brilhantes para melhorar a qualidade de vida: desde incrementar os tratamentos, o sistema de prevenção e a promoção da saúde, até a possibilidade de intervir para o melhor encaminhamento de questões socioambientais, passando por tantas outras descobertas e invenções que dependem de
cérebros sensíveis ao apelo humanista.

Apesar das conquistas educacionais e da maior presença feminina no mundo do trabalho, o quadro denota haver (relativamente) um baixo percentual no campo da tecnociência – além de persistirem problemas ligados ao reconhecimento de sua atuação. Desta forma, procuraremos contribuir para a reflexão e o debate acerca do papel da educação na igualdade de gênero, especialmente no que tange à valorização da inventividade e criatividade entre mulheres e meninas – desde a Educação Básica.