Acadêmica Mariangela Hungria foi primeira mulher a ser oradora da turma de homenageados

No dia 21 de agosto de 2018, em Maceió, a Acadêmica Mariangela Hungria, pesquisadora da Embrapa Soja, recebeu a Medalha do Mérito como engenheira agrônoma, a maior das homenagens no campo das engenharias e agronomia, concedida pelo sistema dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia e Agronomia (Confea/CREA). Em fevereiro deste ano, Mariangela também recebeu a Medalha do Mérito do CREA do Paraná.

Embora a primeira agrônoma só tenha sido indicada 37 anos após a instituição do prêmio, ocorrida em 1958, o reconhecimento da atuação feminina vem se intensificando, sendo Mariangela a quinta mulher nessa categoria. Apesar disso, em 60 anos de homenagem, esta foi a primeira vez que uma mulher foi a oradora da turma.

A pesquisadora foi escolhida em nível nacional por seus serviços prestados à microbiologia do solo, com o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias que levam à substituição dos fertilizantes químicos, caros e poluentes, pela ação de bactérias fixadoras de nitrogênio e promotoras do crescimento de plantas, resultando em impactos econômicos e ambientais relevantes ao país. Ela iniciou seu dicurso enfatizando a felicidade e a importância do momento. “É um sonho estar vivenciando isso. Quando fui indicada para essa cerimônia, não consegui acreditar, era o sonho de uma garotinha de cinco anos se realizando”, comentou a homenageada.

Apesar do momento delicado em que se encontra ciência, a Acadêmica não deixou o otimismo de lado. “Nós engenheiros somos otimistas, visionários, e incansáveis. Construímos o Brasil e transformamos o país em potência mundial na agricultura. Temos a melhor profissão do mundo”, disse com confiança. “É um orgulho poder fazer parte do rol desses grandes engenheiros e engenheiras do Brasil”, completou.

Sobre a homenagem

A Medalha do Mérito e a Inscrição in memorium no Livro do Mérito são conferidos, anualmente, pelo sistema dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia e Agronomia (Confea/CREA). A homenagem foi instituída em 1958 e o primeiro agraciado com a Medalha do Mérito foi o presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira, pela construção de Brasília.

Desde então, já foram homenageados profissionais, entidades de classe, instituições de ensino e conselhos profissionais, por serviços expressivos prestados ao Sistema Confea/CREA, às profissões, à regulamentação profissional, ao aprimoramento técnico-profissional e à comunidade.