Nesta sexta-feira, 19 de julho, o jornal O Globo publicou parte da carta enviada pelo Acadêmico Renato Cordeiro. Na carta, ele criticou a postura da Agência Nacional de Saúde (ANS) em medir forças com a Presidente do Superior Tribunal Federal, ministra Carmen Lúcia.

Recentemente, a ministra barrou a decisão do diretor da ANS, Rodrigo Aguiar, que permitia que os planos de saúdes cobrassem até 40% do valor de consultas e exames em regimes de coparticipação e franquia. Após decisão, Rodrigo Aguiar mediu forças com o STF, dizendo que manterá a nova regra, alegando que não foi apontada nenhuma ilegalidade ou inconstitucionalidade.

Na prática, essa nova medida significa que, se uma pessoa precisar fazer, por exemplo, uma ressonância nos pulmões – exame que custa cerca de R$700,00 -, o plano pode exigir que ela pague até R$280,00 para realizar o exame, além da mensalidade de contratação do plano. Dependendo do número e/ou tipos de consultas/exames, o valor pago pelo cliente pode mais que duplicar.

Vivemos um momento muito delicado em nosso país, quando diretores de Agências que deveriam proteger a população passam a atuar a favor das grandes corporações da saúde”, lamenta o Acadêmico. “É um momento de resistência cívica. Devemos apoiar a Presidente do STF em sua decisão, assim como a ABC e a SBPC têm atuado contra os lamentáveis cortes no orçamento nas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação.”