Dia 8 de julho é o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador. É também o dia em que foi fundada Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), há exatos 70 anos. Para celebrar a data, a SBPC solicita e estimula toda a comunidade científica brasileira a se mobilizar neste dia – ou em um dia próximo -, organizando e participando de atividades culturais e manifestações públicas em defesa da ciência e da educação. O objetivo é chamar a atenção da população para a grave crise dessas áreas no Brasil.

São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Salvador (BA) já têm atividades programadas.

Fortaleza vai realizar a 1ª edição do “Ciência no Parque”. O evento está marcado para o próximo domingo, dia 1º de julho, no Parque do Cocó. Será uma manhã repleta de atividades para públicos de todas as idades. A programação contará apresentações de teatro científico, experimentos de Física, Química, Biologia e Tecnologia, jogos digitais, mostras de Robótica, atividades de Astronomia, entre outros.

No dia seguinte, segunda-feira próxima, Salvador (BA) organiza o “Dois de Julho em Defesa da Ciência”, no Largo da Lapinha, às 7h30. O evento foi marcado para 2 de julho pois é a data dos festejos da independência da Bahia.

Em São Paulo haverá uma concentração no dia 8 de julho, domingo, a partir das 10h, no Instituto Moreira Salles, onde ocorrerá uma intervenção, aberta a todos, comemorativa ao septuagenário da entidade, seguida de uma “Marcha Pela Ciência” na avenida Paulista.

No Rio de Janeiro, será realizado o “Domingo com Ciência na Quinta”, também no dia 8 de julho. O evento será na frente ao Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, das 10h às 14h.

Belo Horizonte realizará atividades no Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), praça da Liberdade, no dia 08, às 10h.

Já em Brasília, as atividades serão no dia 12 de julho, no Plenário da Câmara. O deputado Celso Pansera fez o requerimento para a realização da Comissão Geral “Marcha para a Ciência: o presente e o futuro do setor de Ciência e Tecnologia no País”. O evento é aberto e contará com a participação de representantes de entidades científicas e deputados.

“Notem que, neste momento, no Congresso Nacional e no governo, se iniciam as discussões sobre o Orçamento de 2019 e é essencial fazermos pressões para que ele seja aumentado”, alerta o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

As informações atualizadas sobre os eventos serão divulgadas pela SBPC no JC Noticias e em suas redes sociais – Facebook, Twitter e Instagram -, bem como nas páginas das secretarias regionais em cada estado.

Participem!

Contato com a imprensa:

Vivian Costa – Assessoria de Comunicação da SBPC
vivian@sbpcnet.org.br | (11) 99207.5259