Leia o texto do Acadêmico Otavio Velho sobre a recente proposta de lei que pretende dar fim aos cursos de humanas nas universidades públicas brasileiras.
“Encontra-se no site oficial do Senado Federal a “ideia legislativa” de “Extinção dos cursos de humanas nas universidades públicas”. O Senado Federal, por meio de seu Portal E-Cidadania, oferece a possibilidade de qualquer cidadão apresentar uma “ideia legislativa”, uma proposta que, ao alcançar 20.000 apoiadores, é encaminhada a uma Comissão do Senado, e pode se tornar um Projeto de Lei, verificada sua constitucionalidade e viabilidade.
A que propõe a extinção dos cursos de humanidades ficará aberta para apoios até o dia 7 de junho próximo e já conta, hoje, 19 de abril, com 6.825 apoios.
A constitucionalidade da proposta e o interesse do legislativo em dar continuidade a ela são improváveis. Todavia, nos preocupa o ataque explícito às ciências humanas e às artes que, ao lado de constituírem carreiras profissionais consolidadas, nacional e internacionalmente, são áreas básicas do conhecimento. São também um patrimônio civilizatório de todas as sociedades e das sociedades como um todo, não apenas dos seus especialistas. Isso porque qualquer conhecimento científico, humanístico ou artístico cultivado nas universidades é parte da sociedade e reverbera em seu conjunto.
No caso do Brasil, as universidades públicas e gratuitas são sabidamente os centros de excelência na produção de conhecimento relevante com interesse social amplo, sendo a sua qualidade amplamente aferida por avaliações sistemáticas oficiais e extra-oficiais e também reconhecida internacionalmente. E é por isso que o ensino, a pesquisa e a extensão nas humanidades consolidadas nas universidades públicas devem ser protegidas para que as futuras gerações de brasileiras e de brasileiros possam usufruir desse legado construído com notável dedicação por gerações passadas e atuais de cientistas, pesquisadores, professores, estudantes e servidores públicos.”
Em defesa das graduações voltadas às áreas de humana, uma segunda ideia legislativa, que se opõe à primeira, citada pelo Acadêmico, foi sugerida no site do Senado. Nela, se propõe a defesa e permanência destes cursos nas universidades pública. Vote a favor dela no link.