Reportagem veiculada na segunda-feira, 26 de março, pelo jornal matinal da TV Globo Bom Dia Brasil traz o alerta de pesquisadores brasileiros sobre os impactos do corte e contingenciamento do orçamento para a Ciência e Tecnologia. A matéria mostra a denúncia realizada pela ABC e SBPC no início do ano, sobre os riscos de novo corte e contingenciamento.

A reportagem destaca o alerta dos pesquisadores que atuam no Programa Antártico brasileiro, ameaçado por falta de recursos. Os cientistas enviaram, no dia 23 de março, uma carta ao ministro Gilberto Kassab onde afirmam que nenhum projeto nacional tem recursos para enviar pesquisadores no verão 2018/2019. O documento alerta ainda para o risco de o Brasil ter uma estação de pesquisa na Antártica, construída com recursos do Ministério da Defesa, mas sem pesquisadores.

Também é destacada a situação do Laboratório Nacional de Computação Científica, que abriga o supercomputador Santos Dumont. Os cientistas afirmam que o orçamento para a manutenção do equipamento caiu dos R$ 16 milhões para R$ 9,6 milhões, o que pode comprometer o computador e até levá-lo a parar.

Outra situação preocupante é a do Centro de Tecnologias Estratégias de Pernambuco e do Laboratório de Farmacologia Molecular em Brasília, que não recebe recursos federais desde 2016 e vem se mantendo com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal. Clique e confira a matéria!