lent_2_edit.jpgNo mês de março, o Ciência às Seis e Meia, ciclo de palestras promovido pela regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), convida o pesquisador e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Roberto Lent. Ele vai esclarecer como a ciência pode melhorar a educação e o ensino e, com isso, acelerar o crescimento dos nossos indicadores educacionais que se mostram tão modestos.
Com o título de “Ciência Para Educação: Uma Ponte entre Dois Mundos”, o encontro acontece no dia 7 de março, às 18h30, no Museu do Amanhã (Praça Mauá), Rio de Janeiro. “Um grande avanço na última mudança de século foi a consolidação do conceito de pesquisa translacional, aplicado com sucesso na saúde e nas engenharias em praticamente todos os países de médio/alto PIB. Intrigantemente, isso não ocorreu com a educação. Ainda não se percebe que a ciência já pode compreender como as pessoas aprendem, quais os mecanismos aceleradores da aprendizagem e do ensino, e como isso impactaria a economia e a ascensão social das nações”, explica Lent, coordenador da Rede Nacional de Ciência para a Educação (Rede CpE).
Essas pesquisas translacionais organizadas pela Rede CpE gerou o primeiro livro da Rede. O “Ciência para Educação: Uma Ponte Entre Dois Mundos” conta com 25 autores de diferentes áreas, todos com um objetivo: tornar as pesquisas feitas dentro da academia aplicável para a educação.
A apresentação de Roberto Lent será emblemática para a história do Ciência às Seis e Meia e para a SBPC. Isto porque Lent, junto com outros membros cientistas da SBPC, deu início ao projeto Ciência às Seis e Meia enquanto secretário regional da SBPC/RJ em 1976.
Na época em que foi eleito, Roberto Lent e a SBPC como um todo, enfrentavam as represálias da ditadura militar e para proporcionar uma maior segurança aos encontros, o Ciência às Seis e Meia ocorria na Academia Brasileira de Ciência (ABC) e, em alguns momentos, no Palácio da Cultura.
O físico Enio Candotti foi o sucessor de Lent na secretaria regional da SBPC/RJ e deu prosseguimento ao Ciência às Seis e Meia. A iniciativa foi replicada em outros estados e, nos anos 80 (1983-84), a secretaria regional de Pernambuco começou a fazer também, sendo uma tradição da SBPC que se seguiu.
Sobre o Ciência às Seis e Meia
O projeto Ciência às Seis e Meia é um ciclo de apresentações de divulgação científica voltada para o grande público que se deu início nos anos 80 com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na regional do Rio de Janeiro.
Com o objetivo de aumentar o contato entre os cientistas e a população, a SPBC sempre traz temas atuais do mundo das ciências biológicas, exatas e humanas para serem discutidos com o público em apresentações com linguagem acessível.
O Ciência às Seis e Meia ocorre toda primeira quarta-feira do mês de forma gratuita e ainda conta com emissão de certificado de participação pela SBPC/RJ.
Serviço
“Ciência Para Educação: Uma Ponte Entre Dois Mundos”, com Roberto Lent
Data: 7 de março, às 18h30
Local: Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Centro – RJ
Sala do Observatório do Amanhã