marcia_eua_edit.jpgComemorado no dia 11 de fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência contou com uma programação especial em seu 3º aniversário. A Royal Academy of Science International Trust (RASIT) promoveu nos dias 8 e 9 de fevereiro um encontro na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, batizado de “Igualdade e Paridade na Ciência pela Paz e Desenvolvimento”.
Diretora da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Marcia Cristina Bernardes Barbosa representou o Brasil no evento e assinou um documento de resoluções. A reunião teve como objetivo discutir ações que garantam a participação completa e em igualdade de mulheres e meninas na ciência levando, assim, à igualdade de gênero e ao empoderamento feminino.
Entre as posições estabelecidas pelas nações presentes ao encontro, destacam-se a de alertar para a importância de engajar homens e meninos como agentes e beneficiários da mudança. Entende-se, assim, os homens como parceiros estratégicos e aliados na conquista da igualdade de gênero e do empoderamento de todas as mulheres e meninas. Outro ponto importante está o reconhecimento de que as mulheres devem liderar também o campo das novas tecnologias, adquirindo habilidades técnicas que possam levá-las para as áreas de ciência, tecnologia, engenharia, matemática e tecnologia da informação e comunicações.
O documento também menciona a urgência da participação de todos os governos no esforço de acabar com barreiras estruturais à igualdade de gênero e ao empoderamento feminino. Também ressalta-se a necessidade de promoção de uma maior participação das mulheres nos campos ligados à ciência, tecnologia e inovação, em particular nas áreas de engenharia e matemática e em outras cujas profissões e atividades têm uma forte associação a estereótipos de gênero. Confira a íntegra.
O encontro “Igualdade e Paridade na Ciência pela Paz e Desenvolvimento” foi organizado em colaboração com o Governo de Malta, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), as Missões Permanentes da ONU, a Organização Internacional do Trabalho, a Organização Mundial de Propriedade Intelectual, a União Internacional de Telecomunicação e a União Internacional para a Conservação da Natureza.