marialaura_edit.jpgPara comemorar o Biênio da Matemática, a equipe do Arquivo de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) abre, na próxima quinta-feira, 9 de novembro, a consulta ao arquivo da Acadêmica Maria Laura Mouzinho Leite Lopes, uma das pioneiras no que se refere à atuação feminina em universidades brasileiras. A cerimônia acontece às 10h30, no Auditório do Prédio Anexo do museu.
Com uma longa carreira dedicada ao ensino e pesquisa, que se estende de fins dos anos 1940 até a década de 2010, a professora Maria Laura não é só uma referência em sua área de atuação – a pesquisa na área de educação matemática – como também da história do ensino superior brasileiro, atuando longo tempo na Universidade do Brasil, posteriormente chamada de Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde desenvolveu importantes atividades como o chamado Projeto Fundão, voltado para a capacitação de professores.
Maria Laura foi uma das cinco primeiras mulheres admitidas na Academia Brasileira de Ciências (ABC). Ela foi a primeira brasileira a entrar como membro associado. Marie Sklodowska Curie, Emilie Snethlage, Carlota Joaquina de Paiva Maury e Gabrielle Mammana foram todas membros correspondentes da ABC.
A história da professora confunde-se ainda com a história da ciência brasileira e sua relação tensa com o poder. Maria Laura, com seu marido a época, José Leite Lopes, foram cassados pela ditadura militar, tendo sido impedida de lecionar na UFRJ por longos anos. Maria Laura faleceu no dia 20 de junho de 2013, no Rio de Janeiro. Leia a entrevista realizada pela ABC com a Acadêmica, por ocasião do Dia Internacional da Mulher em 2011.
O Museu de Astronomia e Ciências Afins fica na Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ. Mais informações em http://www.mast.br/.