slam_2_edit-2.png
Está marcada para quarta-feira, 25 de outubro, das 19h às 22h a final do concurso de comunicação científica Euraxess Science Slam 2017. O evento acontece no Consulado da Itália – Avenida Presidente Antônio Carlos, 40, Centro, Rio de Janeiro/RJ. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) participa da mesa de jurados, representada pela Acadêmica e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Débora Foguel.
No formato de talkshow, o concurso desafia os cientistas a falarem de suas pesquisas de forma criativa e em apenas seis minutos. O foco da iniciativa é ensinar ciência a um público diverso, de uma forma descontraída. Na etapa final, apenas cinco pesquisadores vão se apresentar. Eles concorrem a uma viagem à Europa em 2018 e uma visita a um instituto europeu de pesquisa de sua escolha.
Os finalistas são: o doutorando do Laboratório de Biologia Floral e Reprodutiva (Polinizar) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Arthur Domingos de Melo; a mestrando do Laboratório de Adesão e Comunicação Celular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp),
Maria Eduarda Amaral Silva; a mestrando do Laboratório de Farmacologia Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, Marina Boni; o doutorando da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Max Fabiano Rodrigues de Oliveira; e a doutoranda do Laboratório de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Raquel Medialdea Carrera.
Os pesquisadores terão suas apresentações avaliadas por um time de especialistas, que vão considerar a capacidade de capturar a atenção da audiência. Os candidatos poderão usar técnicas variadas e criativas, desde o teatro e a música até o uso de vídeos e desenhos, entre outros.
Além da Acadêmica Débora Foguel, fazem parte da mesa de jurados o geneticista francês e diretor do Instituto Serrapilheira Hugo Aguilaniu, a pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) e diretora do “Pint of Science Brasil” Natalia Tashner Pasternak e o conselheiro científico da Embaixada da Itália, Roberto Bruno.
A entrada no evento é gratuita e aberta a todos os interessados. É preciso fazer inscrição prévia pelo site https://scienceslambrasil.splashthat.com/. Haverá também transmissão ao vivo na página do evento no Facebook .
Confira os vencedores das edições anteriores
2016 – André Azevedo, Universidade Estadual de Londrina (UEL) Vídeo da apresentação: http://bit.ly/2tQtsjQ
2015 – Leonardo Parreira Silva Nascimento, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Vídeo da apresentação: http://bit.ly/2v4LmPB
2014 – Vanessa Cardoso Pires, Universidade de São Paulo (USP) Vídeo da apresentação: http://bit.ly/2veXqOQ
Sobre a Euraxess
A Euraxess é uma iniciativa da Comissão Europeia que promove o desenvolvimento das carreiras científicas, a mobilidade de pesquisadores e visa fortalecer a colaboração científica entre a Europa e os demais países do mundo. A rede Euraxess é formada por 40 países europeus e possui representantes em seis regiões ao redor do mundo, inclusive no Brasil.