A última reunião do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), que aconteceu no dia 27 de julho, elegeu o novo presidente do colegiado. O membro titular da ABC, Evando Mirra substitui Eduardo Moacyr Krieger, que esteve à frente da instância por dois mandatos.
O presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), Júlio Cesar Felix, que é membro do Conselho de Administração do CGEE, esteve presente na ocasião representando todas as instituições associadas à ABIPTI. Durante a reunião, os conselheiros analisaram o Plano de Trabalho 2018-2022 da instituição. As contribuições dos integrantes da instância serão agora incorporadas ao texto.
Outro item da pauta foi a aprovação da proposta da versão preliminar do 13º termo aditivo ao Contrato de Gestão do CGEE com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O documento define as ações e iniciativas a serem desenvolvidas pelo Centro até o final do ano.
Além disso, o presidente do CGEE relatou aos conselheiros como foi a participação do Centro na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A instituição divulgou, durante o painel “Jovens na Ciência”, os resultados da avaliação que realizou sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A programação, organizada pelo CNPq, também contou com a participação da Fundação Roberto Marinho. Além disso, o CGEE lançou durante a reunião da SBPC a publicação “A ciência e tecnologia no olhar dos brasileiros: percepção pública da C&T no Brasil”.