Com nomeação publicada no Diário Oficial da União, dia 16 de novembro, o membro titular da Academia Brasileira de Ciência (ABC), Wanderley de Souza, assumiu a presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), substituindo o cientista político Luis Fernandes, que esteve à frente da fundação nos últimos oito meses.
De acordo com Souza, o trabalho com o MCTI será fundamental para o sucesso das ações da empresa. “Um dos objetivos é aperfeiçoar o sistema de avaliação dos projetos, para exigir mais qualidade e foco, dentro das prioridades que forem estabelecidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”, disse o novo presidente da instituição.
Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o pesquisador se especializou em doenças infecciosas e parasitárias, como chagas, leishmaniose e toxoplasmose. Professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ e pesquisador do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem da mesma universidade, construiu paralelamente uma carreira importante no serviço público. Foi secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, quando criou o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), que deu origem à Universidade Aberta do Brasil.
Foi também diretor do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e diretor do Instituto Carlos Chagas e primeiro reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e da Universidade Estadual da Zona Oeste, em Campo Grande. Motivo de orgulho para o cientista, a sua relação com a Finep já completa quatro décadas. “Fui cliente desde 1976, quando ainda era estudante. O laboratório onde eu trabalhava, na UFRJ, era apoiado pela Finep, que financiou todo o equipamento”, conta. Agora no comando da instituição, ele pretende “instaurar a cultura do debate e reflexão dos grandes temas da Ciência, Tecnologia e Inovação dentro e fora da Finep. “