O Acadêmico Sylvio Ferraz Mello, ex-diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), é o ganhador do Brouwer Award 2015. O prêmio, que deverá ser entregue no próximo ano, é concedido pela American Astronomical Society/Division on Dynamical Astronomy (DDA) a pesquisadores que fizeram contribuições relevantes na área de astronomia dinâmica.
Sylvio Ferraz Mello é reconhecido internacionalmente por suas muitas contribuições para a astronomia dinâmica, atuando desde a década de 1960 até os dias atuais. Ele tem feito avanços fundamentais para a nossa compreensão do papel de ressonâncias na dinâmica orbital em sistemas solares. Seu trabalho usa e desenvolve técnicas avançadas em mecânica celeste para entender como as estruturas de ressonância no espaço controlam fases da evolução orbital dos corpos do sistema solar. Estes resultados tem amplas aplicações, desde declarações sobre a estrutura do cinturão de asteroides no nosso sistema solar até arquiteturas complexas recentemente observadas em sistemas planetários extra-solares. Além disso, Mello fez contribuições essenciais para nossa compreensão de processos dissipativos na evolução do sistema solar. Este trabalho inclui estudos detalhados de fricção das marés, bem como o papel desempenhado pela dissipação em capturar planetas em ressonâncias médias de movimento.
Além de suas contribuições de investigação, o Acadêmico tem sido um líder na formação da próxima geração de pesquisadores em mecânica celeste, no desenvolvimento de uma vibrante comunidade de astrônomos dinâmicos na América do Sul, e que serve como um mentor (e modelo) para pesquisadores em todo o mundo. Ele tem prestado serviço excepcional para a comunidade de astronomia dinâmica como editor da revista Celestial Mechanics and Dynamical Astronomy.
Mello é bacharel em física pela USP e doutor em ciências matemáticas pela Académie de Paris, na França. É professor emérito da USP. Tem experiência na área de astronomia, com ênfase em dinâmica do sistema solar e sistemas planetários extrasolares, atuando principalmente nos seguintes temas: asteroides, ressonância, marés, caos e planetas extrasolares. A União Astronômica Internacional deu o nome “Ferraz-Mello” ao asteroide 1983 XF (5201), descoberto em 1983. Ele recebeu do governo brasileiro a Grã-cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e, em 2007, foi agraciado como Doutor Honoris Causa do Observatório de Paris.