O Acadêmico e historiador brasileiro José Murilo de Carvalho foi distinguido com um doutoramento Honoris causa pela Universidade de Coimbra, de Portugal. A cerimônia aconteceu no dia 28 de janeiro.
José Murilo de Carvalho com o diretor da Faculdade de Letras da UC, José Pedro Paiva. Crédito: Diário de Coimbra
José Murilo de Carvalho “é provavelmente o maior historiador brasileiro vivo”, sendo membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Ciências, o que dá a indicação do “reconhecimento do seu trabalho pelos pares”, disse à agência Lusa o reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva.
O estudo levado a cabo por José Murilo de Carvalho relativamente à independência do Brasil e a atribuição que faz à Universidade de Coimbra de “posição decisiva no processo de construção” do país são outras razões que levam à atribuição desta distinção, apontou.
O historiador brasileiro mostra, com o seu trabalho, que o “fator número um para a atual situação de unidade do Brasil” se deve, em parte, por a elite brasileira ter sido “muito uniforme e formada por antigos alunos de Coimbra”, constatou o reitor.
Segundo João Gabriel Silva, o historiador “fez um levantamento da composição dos primeiros governos brasileiros” constituídos após a independência do Brasil (em 1822) face a Portugal, em que registrou que “quase 80% dos ministros eram ex-alunos da Universidade de Coimbra”, tendo a passagem pela instituição dado “um sentido de pertença único”.
O Brasil não se dividiu em diferentes países, ao contrário do que aconteceu com a zona colonizada por Espanha, em que as elites foram formadas em universidades criadas na América do Sul, notou o reitor.
Por “a Universidade de Coimbra ter uma relação tão intensa com o Brasil” e por José Murilo de Carvalho ser “uma pessoa extremamente reconhecida no Brasil e em Portugal e ter estudado em detalhe o papel de Coimbra na formação do Brasil”, estão “reunidos todos os ingredientes para um doutoramento [Honoris causa] mais do que merecido”, sustentou João Gabriel Silva.
A cerimônia da atribuição do doutoramento Honoris causa em Letras ao historiador brasileiro marcou a abertura da comemoração dos 725 anos da UC.
No dia seguinte, José Murilo de Carvalho realizou uma conferência sobre “a Universidade de Coimbra e a História do Brasil”.