A Acadêmica e professora titular do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Virginia Ciminelli, também coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade (INCT Acqua), tomou posse como membro estrangeiro da National Academy of Engineering (NAE) dos Estados Unidos, no dia 28 de setembro, durante a realização do NAE 2014 Annual Meeting e a comemoração do 50º aniversário da Academia.

A Acadêmica Virginia Ciminelli, primeira representando a área da educação, entre os três brasileiros até hoje nomeados, recebeu um diploma simbolizando seu ingresso como membro na instituição, em reconhecimento a sua atuação profissional. A eleição para a Academia Nacional de Engenharia está entre as mais altas distinções concedidas aos profissionais de engenharia. A Academia homenageia aqueles que fizeram contribuições relevantes para ”pesquisas em engenharia, práticas ou na educação incluindo, quando necessário, contribuições significativas para a literatura em engenharia”.

Da esquerda para direita: Charles O. Holiday (Chair da NAE), Virginia Ciminelli e C.D. Mote Jr. (Presidente da NAE)

 
O trabalho da professora Ciminelli se estabelece na interseção dos temas hidrometalurgia, água e meio ambiente, em projetos de caráter multidisciplinar, com forte interação com o setor industrial e com o exterior. Suas principais contribuições têm como foco os mecanismos das reações sólido-água, no contexto do desenvolvimento de processos com melhor desempenho ambiental.

Virginia Ciminelli é engenheira química com mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela UFMG e doutorado em Processamento Mineral pela Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA). Professora titular do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais na UFMG coordena desde 2008, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade – INCT-Acqua. O Instituto aborda, de forma integrada e sistêmica, os temas Recursos Minerais, Água e Biodiversidade, com iniciativas voltadas ao avanço científico, à interação empresa-sociedade e ao desenvolvimento sustentável, que possam contribuir para a formulação de políticas públicas e o aumento da competitividade industrial.