Marcos Assunção Pimenta. Divulgação/UFMG

 

A edição 2014 do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia de Pesquisa Básica será entregue ao Acadêmico Marcos Assunção Pimenta, do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na segunda-feira, 6 de outubro, às 17 horas, em solenidade no auditório da Reitoria, no campus Pampulha, em Belo Horizonte.

Em anos pares, o prêmio contempla pesquisadores mineiros que tenham se distinguido na condução de estudos e pesquisas que contribuíram, de forma significativa, para o avanço da ciência e preferencialmente apresentem potencial para subsidiar o desenvolvimento tecnológico.

”É uma honra enorme ser agraciado com um prêmio que reconhece a importância da pesquisa básica, indispensável para se fazer qualquer tecnologia”, afirma Pimenta.

A entrega do prêmio ocorrerá em solenidade de lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Minas Gerais e de abertura da 2ª Feira brasileira de colégios de aplicação e escolas técnicas (Febrat).

Participam da cerimônia o reitor Jaime Ramírez, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais em exercício, Vicente José Gamarano, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Mario Neto Borges.

 

Marcos Pimenta

O agraciado desta edição destaca que sua trajetória como pesquisador se confunde com a do Departamento de Física, que está no nível mais alto de avaliação da Capes e tem grande número de publicações com recepção internacional.

”Meu trabalho só foi possível em função desse ambiente consolidado, pois é fruto de um esforço de equipe, que envolve meus professores, colegas e alunos”, afirma. ”Sou hoje um mero representante de toda uma história”, completa.

Marcos Pimenta lembra que sua principal área de pesquisa, a nanotecnologia, é repleta de problemas fundamentais a serem compreendidos, mas também possibilita realizações práticas. E observa que a trajetória, na área de biologia, do ex-professor da UFMG que dá nome ao prêmio também foi de grande envolvimento com a pesquisa básica, que levou a resultados práticos de grandes dimensões.

Em sua opinião, é necessário formar pessoas para entender que, embora nem sempre tenha aplicações imediatas, a pesquisa básica é imprescindível.

Com graduação e mestrado em Física pela UFMG, doutorado em Ciências pelo Centre de Recherches sur la Physique des Hautes Temperatures (França) e pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Marcos Pimenta é professor titular do Departamento de Física da UFMG e pesquisador 1A do CNPq. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Nanomateriais de Carbono.

É também um dos coordenadores do Centro de Tecnologia em Nanotubos de Carbono (CT-Nanotubos), que, além de realizar pesquisas relacionadas ao uso desse insumo, vai produzir nanotubos de carbono em larga escala.

 

Prêmio

Promovido pela Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com apoio da Fapemig, o Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia de Pesquisa Básica busca valorizar institutos, empresas e pesquisadores que trabalham com inovação, em especial no campo de pesquisas básicas identificadas com as necessidades da sociedade.

De acordo com as regras da premiação, por pesquisa básica entende-se ”aquela que visa compreender a natureza e aumentar o conhecimento humano”.

Atribuído na modalidade Instituição/Empresa, em 2013 o Prêmio foi entregue ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG.