A abertura do Simpósio Internacional sobre Excelência na Educação Superior, realizado na Academia Brasileira de Ciências (ABC) entre os dias 22 e 24 de setembro, contou com a presença do ministro de CTI Clélio Campolina, o presidente da Capes/MEC e Acadêmico Jorge Guimarães, a diretora regional da Unesco para América Latina e Caribe Lidia Brito, o diretor presidente da Faperj Ruy Marques, o secretário de C&T do RJ Alexandre Vieira e o organizador do evento e diretor da ABC Luiz Davidovich, que compuseram a mesa, a convite do presidente da ABC, Jacob Palis.

Luiz Davidovich, Alexandre Vieira, Clélio Campolina, Jacob Palis,
Jorge Guimarães, Ruy Marques e Lidia Brito

Palis abriu o evento, destacando a participação de representantes nacionais e internacionais de alto nível ligados às áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação. Estavam presentes na plateia o secretário-executivo do MCTI e Acadêmico Alvaro Prata, o vice-presidente da ABC Hernan Chaimovich, o membro do Conselho Nacional de Educação Antonio Ibañez Ruiz, o presidente da Fundação Conrado Wessel e membro colaborador da ABC Américo Fialdini, o reitor da PUC-Rio Pe. Josafá Siqueira, o reitor da Universidade Pierre & Marie Curie Jean Chambaz, o reitor da Universidade da Fronteira Sergio Bravo, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Acadêmica Débora Foguel, os diretores da Finep Rodrigo Fonseca e Fernando Ribeiro, os Acadêmicos Eliete Bouskela, Jailson Bittencourt de Andrade, Jerson Lima, Luiz Bevilacqua, Renato Cotta, Roberto Lent, Sandoval Carneiro e Wanderley de Souza, entre outras autoridades.

 

Novos desafios para a educação superior no Brasil

Em seguida, Luiz Davidovich explicou que este evento daria continuidade ao evento realizado na Fapesp, em janeiro. Relatou que o livreto da ABC publicado em 2004, intitulado Subsídios para a Reforma da Educação Superior, que circulou no Congresso Nacional e em todos os níveis de governo e em todos os estados foi bastante influente, principalmente na estrutura das novas universidades criadas desde então, como a Universidade Federal do ABC (UFABC), que teve como um de seus idealizadores o Acadêmico Luiz Bevilacqua, presente na plateia.

Davidovich falou dos sucessos na educação superior no Brasil, destacando que sem a formação de quadros qualificados não teríamos hoje a Embrapa, cujos primeiros profissionais foram formados no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP). ”Se não tivesse havido engenheiros químicos, mecânicos e civis muito bem formados, não teríamos a Petrobras, que hoje atua na fronteira do conhecimento na exploração de petróleo em águas profundas, nem teríamos a Embraer se não fosse a formação de especialistas no Ita
Instituto Tecnológico da Aeronáutica.”

Embora valorizando a grande expansão da educação superior no Brasil nos últimos anos, Davidovich reconheceu que as universidades brasileiras não estão em posição confortável no ranking mundial. ”Agora, novos desafios se colocam”, apontou o diretor da ABC. Entre eles estão o fato da pauta de exportações brasileira ser ainda baseada em commodities, em matérias-primas. ”Como agregar valor à nossa produção? Como qualificar pessoal em todas as áreas de importância estratégica para o Brasil, atuando ao mesmo tempo na inclusão social das camadas sociais com novo poder de consumo e que ampliaram seus horizontes e querem também uma educação melhor? Esperamos que esse simpósio sirva para oferecer perspectivas e apontar caminhos para enfrentar esses desafios.”

 

Assinatura da cessão da nova sede da ABC

Na ocasião, foi assinada a cessão à ABC de três andares do belo prédio histórico doado pelo Governo do Estado à Faperj, onde será instalada a nova sede. Palis destacou que a Faperj assumiu os custos da obra e a sua execução, que deve estar finalizada em 2016, para a comemoração do centenário da Academia. Agradeceu ao ex-secretário de C&T Alexandre Cardoso, que deu inicio a esse processo de doação à ABC de uma nova sede. Palis convidou Fialdini para compartilhar desse momento, por ser a FCW uma das principais empresas privadas que apoiam e estimulam a ciência e tecnologia no Brasil. Saiba mais sobre o belíssimo prédio em que será instalada a nova sede da ABC.

 

Veja também:

FAPERJ e ABC compartilharão espaço no futuro Palácio da Ciência