Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

 

ESPECIAL: SIMPÓSIO “EXCELLENCE IN HIGHER EDUCATION”

 
 

Especialistas defendem desenvolvimento de universidades de classe mundial

Em abertura de evento realizado na Fapesp em parceria com a ABC, palestrantes afirmam que Brasil precisa de um plano para apoiar e estimular que algumas universidades atinjam excelência internacional em pesquisa.

Leia no site da ABC

 
       
 

Excelência em educação superior é a meta

O presidente Capes e Acadêmico Jorge Guimarães acredita que o Programa Ciência sem Fronteiras pode contribuir muito para que algumas universidades brasileiras alcancem o padrão mundial de excelência.

Leia no site da ABC

 
       
 

Impacto social, econômico e intelectual da ciência brasileira

Para o Acadêmico e diretor-científico da Fapesp Carlos Henrique Brito Cruz, a busca pela excelência nas universidades brasileiras envolve esforços com relação ao aumento do impacto intelectual de sua produção científica.

Leia no site da ABC

 
       
 

Para atingir padrão internacional, a palavra é 'flexibilizar'

Para o físico da UFRJ e diretor da ABC Luiz Davidovich, o conservadorismo é um dos principais problemas que atravanca o desenvolvimento das nossas universidades e o ensino brasileiro precisa estimular a criatividade, a ousadia e a inventividade.

Leia no site da ABC

 
       
 

Tempo para estudar, tempo para pensar

O Acadêmico, engenheiro e professor emérito da UFRJ Luiz Bevilacqua abordou a estrutura curricular mais adequada para universidades que pretendam se tornar de classe mundial, em evento realizado na Fapesp, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências.

Leia no site da ABC

 
       
 

Colaboração internacional deve ir além da pesquisa

De acordo com avaliação feita por Colin Grant, pró-reitor de Internacionalização da University of Bath, no Reino Unido, colaboração internacional pode ser o melhor caminho para uma universidade atingir o status de "classe mundial" e conquistar benefícios como governança, recursos, projeção, mobilidade e sustentabilidade.

Leia no site da ABC

 
       
 

Financiamento do ensino superior enfrenta desafios, avalia pesquisador

Setor disputa recursos com outros setores prioritários para o Estado e enfrenta pressão por aumento do número de vagas, diz Carlos Luque, professor da FEA-USP.

Leia no site da ABC

 
       
 

Universidades brasileiras criam fundos de doações

Instituições enfrentam desafios da falta de cultura em filantropia educacional e de leis que permitam a realização de doações com vantagens tributárias, aponta Rui Albuquerque, do ITA, em evento Fapesp-ABC.

Leia no site da ABC

 
       
 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Designer: Pedro Armando
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |