O Acadêmico Guilherme Suarez-Kurtz foi eleito para presidir a Seção de Farmacogenética da União Internacional de Farmacologia Básica e Clínica (IUPHAR, na sigla em inglês) nos próximos quatro anos. A eleição ocorreu durante o congresso trianual da IUPHAR, realizado na semana passada, na Cidade do Cabo.
A IUPHAR, criada em 1965, congrega atualmente as sociedades de farmacologia nacionais de cerca de 60 países em todos os continentes. A Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental é uma das fundadoras e membro permanente da IUPHAR.
Sobre o Acadêmico eleito
Médico, livre-docente e professor titular de farmacologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Kurtz realizou estágios de pós-doutorado na Faculdade de Medicina de Paris – da qual é assistente estrangeiro – Universidade da Pensilvânia, Columbia University de Nova York e University College de Londres. É pesquisador 1A do CNPq e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi pioneiro, em nosso país, na pesquisa em farmacocinética clínica e em farmacogenética, sendo o criador e atual coordenador da Rede Nacional de Farmacogenética Refargen.
Publicou cerca de 180 artigos completos e revisões em revistas internacionais de política editorial rígida, orientou mais de trinta teses de mestrado e doutorado, dezenas de estudantes de iniciação científica, além de ter criado seis vídeos educativos em farmacologia. Foi o idealizador do Programa Aristides Leão de Estímulo a Vocações Científicas da Academia Brasileira de Ciências. É membro do Comitê de Farmacogenômica e do Comitê de Farmacologia Clínica da International Union of Pharmacology (IUPHAR).
Guilherme Kurtz integrou as Comissões Organizadoras da São Paulo Research Conference sobre Farmacogenética e Medicina Molecular (2008) e First Latin American Pharmacogenomics Congress (2010) e presidiu a Comissão Organizadora do Second Latin American Pharmacogenomics and Personalized Medicine Congress (2012). Foi editor do livro “Pharmacogenomics in Admixed Populations”, publicado pela Landes Biosciences. Atualmente é membro do Grupo Assessor da Diretoria Internacional da Coordenação de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), membro do Corpo Editorial dos periódicos “Pharmacogenomics, British Journal of Clinical Pharmacology” e “Frontiers in Pharmacology”.