A Embaixada do Brasil no México, a Universidade de Brasília (UnB) e o Centro de Investigações e Estudos Superiores em Antropologia Social (Ciesas) promovem amanhã, dia 11 de março de 2014, a inauguração da Biblioteca de Antropologia e Ciências Sociais Brasil-México. A cerimônia será realizada às 18h no Centro Cultural Brasil-México, localizado na Cidade do México.
Na ocasião, livros de três antropólogos brasileiros vinculados à ABC serão lançados em espanhol. São eles os falecidos Gilberto Velho e Roberto Cardoso de Oliveira, além de Otávio Velho, que hoje é professor e pesquisador emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A obra de Gilberto Velho que agora será publicada em espanhol é “A utopia urbana: um estudo de antropologia social”. Durante a inauguração da biblioteca, será brevemente apresentado por Cláudia Zamorano Villareal.
Professor emérito da Universidade Estadual de Campinas, Oliveira terá o livro “O Índio no Mundo dos Brancos: a Situação dos Tukúna do Alto Solimões” lançado em espanhol. O responsável pela apresentação deste trabalho no dia de amanhã será Miguel Alberto Bartolomé.
Por fim, Otávio Velho – presente na inauguração – terá seu livro apresentado por Pablo Semán. O título da obra agora traduzida para o espanhol é “Capitalismo autoritário e campesinato: um estudo comparativo a partir da fronteira em movimento”.