O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), visando a uma maior integração entre pesquisadores de instituições chinesas e brasileiras, organizou a 3rd Brazil-China Conference on Scientific Computing. Promovido pelo Programa de Engenharia Civil da Coppe, o evento teve início no dia 1º de julho e – além de uma cerimônia de abertura realizada pelo Acadêmico Luiz Pinguelli Rosa, diretor da instituição – contou com uma palestra ministrada por Renato Cotta, também Membro Titular da ABC. A conferência, aberta ao público, irá até 5 de julho. Para conferir a programação dos próximos dias, clique aqui.

A 3rd Brazil-China Conference on Scientific Computing é resultado da recente aproximação entre as duas nações – a qual se deu graças a um programa, iniciado no ano de 2009, para estimular a cooperação dos dois países em relação a temas como as modelagens matemática e computacional e a computação científica. O primeiro encontro aconteceu também em 2009, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis. A continuação foi em Pequim: em 2011, o Institute of Applied Physics and Computational Mathematics (IAPCM) sediou a segunda edição do evento.

Em entrevista à Assessoria de Comunicação da Coppe, o Acadêmico Luiz Bevilacqua afirmou: “A aproximação com a China tem um papel importante para a nossa inserção no mundo da ciência e da tecnologia. Além disso, o intercâmbio entre comunidades no mesmo estágio de desenvolvimento, como a China e o Brasil, costuma ser muito eficaz.” O pesquisador do Núcleo de Transferência de Tecnologia (NTT) do Programa de Engenharia Civil (PEC) da Coppe, que também integra a Comissão Organizadora do evento, realizará uma palestra de encerramento sobre a contribuição da Coppe para o avanço da pesquisa científica e tecnológica no Brasil.