Os divulgadores de ciência, jornalistas científicos e cientistas participantes da XIII Reunião da RedPop (Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e Caribe) e do XIX Congresso Nacional de Divulgação da Ciência e da Técnica, do México, realizados na cidade de Zacatecas (México) de 20 a 23 de maio de 2013, reuniram suas ideias num documento final batizado de “Declaração de Zatecas”. Em linhas gerais, os pesquisadores e divulgadores defendem que a divulgação de C&T é fundamental na transformação social, cultural, política e econômica.
Segue a íntegra do texto, que contou com a tradução do professor Ildeu de Castro Moreira, da UFRJ.
Declaração de Zatecas
É imprescindível a incorporação da ciência e da tecnologia na cultura geral da população para promover a inovação e para uma formação cidadã que possibilite a tomada de decisões bem informadas, de maneira crítica e criativa, tanto no nível pessoal quanto no coletivo, e que contribua parao desenvolvimento de uma sociedade equitativa, inclusiva e sustentável.
A divulgação da ciência e da tecnologia é fundamental na transformação social, cultural, política e econômica de nossos países. Também é importante para a educação ao longo da vida das pessoas; por isto, ela deve alcançar todos os setores da população.
Em função das considerações anteriores, reconhecemos a importância de:
1. Impulsionar e consolidar políticas públicas em níveis nacionais e locais, que apoiem e fortaleçam as ações de popularização de ciência e da tecnologia, aí incluídos recursos e incentivos adequados.
2. Reconhecer e valorizar a atividade de divulgação da ciência, como uma profissão e como uma atividade relevante das instituições que a realizam.
3. Promover e intensificar o intercâmbio e a colaboração entre nossos países e entre as instituições que realizam a divulgação da ciência e tecnologia para ampliar o seu alcance, trocar experiências e apoiar comunidades com menor desenvolvimento nesta área.
4. Apoiar e ampliar as pesquisas sobre comunicação da ciência e sobre a avaliação de seus produtos e atividades.
5. Estimular a formação e atualização, diversa e plural, dos comunicadores da ciência em todos os níveis e formatos, de acordo com as necessidades específicas de cada contexto.
6. Reconhecer as origens multiculturais da ciência e que ela é parte da cultura. As culturas e conhecimentos locais devem ser considerados nas atividades de popularização da ciência.
Comprometemo-nos a lutar e contribuir para a realização destas ações, avançando assim em direção à apropriação social da ciência e da tecnologia. Além disso, durante as reuniões bianuais de RedPop, faremos um balanço dos avanços alcançados. A próxima reunião ocorrerá em maio de 2015 em Medellín, Colômbia.
Para aderir a esta declaração favor enviar mensagem para declaracionzacatecas@grupoquark.com