O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) prorrogou o prazo do processo de seleção de diretor para o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), unidade de pesquisa com sede no Rio de Janeiro. Os interessados podem se inscrever até 2 de abril.
Um comitê de seleção foi nomeado pelo ministro Marco Antonio Raupp. A seleção, que dá origem a uma lista tríplice encaminhada ao titular da pasta federal, é realizada por comitês de especialistas. Eles buscam identificar, dentre os membros das comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição. Esse sistema de escolha de dirigentes vem sendo praticado pelo MCTI para os cargos de direção de todas as unidades.
O comitê para o MAST é presidido pela professora Márcia Regina Barros da Silva, da Universidade de São Paulo (USP). Tem ainda, como membros, os docentes Lea Maria Strini Velho, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Ivan da Costa Marques, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o diretor do Museu da Amazônia (Musa), Ennio Candotti, e o pesquisador Márcio Ferreira Rangel, do MAST.
Podem se candidatar ao cargo quaisquer pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados que atendam aos requisitos listados no site do museu.