Entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2012, foi realizado o 1º Encontro de Proteômicos no auditório da Escola de Comando e Estado Maior do Exercito na Praia Vermelha, na cidade do Rio de Janeiro. Participaram do evento 125 pesquisadores responsáveis por 27 apresentações orais e 87 pôsters. Veja aqui o cartaz do evento.

A conferência de abertura, “In Situ Proteomics of Honeybee Brain: Paving The Way To Relate Social Behaviors To Neurohormones Regulation”, foi proferida pelo Dr. Mario Sergio Palma, professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Rio Claro).

A conferência de encerramento, por sua vez, denominada Proteomics strategies for the characterization of post-translational modifications of proteins, ficou sob responsabilidade do Dr. Martin Larsen, docente da University of Southern Denmark.

Durante o encontro, foi fundada a Sociedade Brasileira de Proteômica, “um antigo anseio de representatividade cientifica e política, nacional e internacional, dos proteômicos brasileiros”, na opinião do Acadêmico Gilberto Domont, que é membro do Corpo Editorial do Journal of Proteomics e editor associado do Journal of Proteome Research. Domont coordenou a Rede Proteômica do Rio de Janeiro, criada por sua iniciativa e liderança, bem como a Comunidade Proteômica Nacional, reunida em 2005.