Membro Titular da ABC, o pesquisador Jefferson Cardia Simões foi condecorado com a Medalha Mérito Tamandaré em função da sua notória liderança científica no Programa Antártico Brasileiro (Proantar) – projeto que tem como objetivo a realização de pesquisas que propiciem maior conhecimento científico acerca dos fenômenos antárticos.

Sobre o Acadêmico

Delegado brasileiro junto ao Comitê Internacional de Pesquisas Antárticas (SCAR) e ao Conselho Internacional para Ciências (ICSU), Simões é também coordenador geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCC) e diretor do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CPC-UFRGS) – instituição brasileira dedicada aos estudos da neve e do gelo.

O cientista, que foi o primeiro glaciólogo brasileiro, introduziu no país a Geografia das Regiões Polares e hoje é pesquisador do CNPq.

Já tendo participado de 20 expedições polares, Simões é autor de 94 artigos completos e já foi agraciado com o Prêmio Pesquisador Destaque da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), no ano de 2007.

Sobre a premiação
A Medalha Mérito Tamandaré, criada em 1957, é destinada a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.
As propostas para a concessão da Medalha Mérito Tamandaré são encaminhadas por Membros do Conselho da Ordem do Mérito Naval, Almirantes ou Adidos Navais ao Chefe do Gabinete do Comandante da Marinha, sendo sua entrega feita em solenidade presidida pelo Comandante da Marinha ou por seu representante, no dia 13 de dezembro de cada ano.