O Acadêmico Fernando Ferreira Costa, reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi eleito conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Costa é professor titular da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Graduou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), onde fez residência médica, mestrado, doutorado e livre-docência. Entre 1987 e 1989, cumpriu estágio de pós-doutorado na Yale School of Medicine, nos Estados Unidos.
Além de ser Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pesquisador nível 1A do CNPq, Fernando Ferreira Costa ocupou o cargo de coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Sangue entre 2009 e 2011.
As instituições de ensino superior e de pesquisa, oficiais ou particulares, em funcionamento no Estado de São Paulo (com exceção da Universidade de São Paulo, que pela legislação participa de outra representação), inscreveram 19 candidatos para concorrer ao cargo.
Após a votação, que ocorreu de 11 a 15 de junho, a lista tríplice com o nome dos candidatos mais votados foi encaminhada ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, para a nomeação.