Com o objetivo de valorizar e conservar as espécies de plantas e animais e difundir a importância da biodiversidade do Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) apresentou no dia 22 de junho uma exposição virtual de todos os biomas brasileiros, nas versões inglês e português. A divulgação da exposição ocorreu no evento Pop Ciência na Rio+20, realizado no Armazém 4, do Píer Mauá – no último dia da Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), no Rio de Janeiro.
A iniciativa, disponível em http://www.eravirtual.org/biomas, é uma parceria entre o Ministério e o projeto ERA Virtual – especializado na divulgação e promoção dos museus brasileiros.
Apresentada pelo secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI e Acadêmico, Carlos Nobre, a amostra expõe animais e plantas de todos os biomas brasileiros (Mata Atlântica, Caatinga e Amazônia etc) e permite ao visitante interagir com as espécies da natureza e obter conhecimento científico sobre a diversidade biológica. “É como se a pessoa estivesse dentro da Floresta Amazônica”, explicou Nobre.
Como a maioria da população brasileira (83% do total) é urbana, o que faz as pessoas se distanciarem das florestas, Nobre declarou que a exposição dos biomas é um estímulo para a sociedade aprender a conviver com a biodiversidade.