O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou, em sessão realizada no dia 20 de junho, a concessão do título de professor emérito ao Acadêmico Celso Lafer, presidente da FAPESP e docente da Faculdade de Direito da USP.

Na história da universidade paulista, será a 15ª vez que o título de professor emérito é concedido, sendo o último aprovado pelo Conselho Universitário em março de 2002 e concedido a Ruy Laurenti, professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP).

De acordo com o estatuto da USP, a universidade “poderá conceder o título de professor emérito a seus professores aposentados que se hajam distinguido por atividades didáticas e de pesquisa ou contribuído, de modo notável, para o progresso da ciência”.

Outra decisão do Conselho Universitário foi a aprovação da concessão da medalha “Armando de Salles Oliveira” a Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

A medalha, criada em 2008, tem como objetivo homenagear pessoas, entidades e organizações, nacionais ou estrangeiras, que contribuíram de modo excepcional para a valorização institucional, cultural, social e acadêmica da USP.

A condecoração leva o nome do governador do Estado de São Paulo que assinou o decreto de criação da USP no ano de 1934.

Os primeiros homenageados com a medalha foram os ex-reitores da USP de 1978 a 2005, durante as comemorações dos 75 anos da universidade, em 2009: Waldyr Muniz Oliva, Antônio Hélio Guerra Vieira, José Goldemberg, Roberto Leal Lobo e Silva Filho, Ruy Laurenti, Flávio Fava de Moraes, Jacques Marcovitch e Adolpho José Melfi.

Em 2010, foi a vez da ex-reitora Suely Vilela receber a condecoração e, em 2011, o professor Celso Lafer, que foi o primeiro homenageado com a honraria que não passou pela reitoria da universidade.

Ministro e autor

Nascido em 7 de agosto de 1941, em São Paulo, Celso Lafer diplomou-se em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1964. Realizou mestrado (1967) e doutorado (1970) em ciências políticas na Cornell University (Estados Unidos). É professor aposentado da Faculdade de Direito da USP, onde chefiou o Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito.

Lafer foi ministro das Relações Exteriores em 1992 e novamente em 2001 e 2002 e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio em 1999. Em 1992, foi vice-presidente da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (RIO-92), realizada no Rio de Janeiro.

De 1995 a 1998 foi embaixador, chefe da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e à Organização Mundial do Comércio em Genebra. Na OMC, foi presidente do Órgão de Solução de Controvérsias (1996) e do Conselho Geral (1997).

Recebeu, em 2002, a mais alta condecoração da Ciência e Tecnologia do Brasil, a Ordem Nacional do Mérito Científico. É membro da Academia Brasileira de Ciências (eleito em 2004) e da Academia Brasileira de Letras (eleito em 2006).

Doutor Honoris Causa da Universidade de Buenos Aires (2001), da Universidade Nacional de Córdoba (2002) e da Universidade Nacional de Tres de Febrero (2011) – todas na Argentina – e da Universidade Jean Moulin – Lyon 3 (2012), da França, recebeu, entre outras distinções, o Prêmio Moinho Santista na área de Relações Internacionais (2001).

Desde setembro de 2007, Lafer preside a FAPESP. É autor de diversas obras sobre filosofia, direito internacional, direitos humanos e política brasileira.