O Acadêmico João Antônio Pêgas Henriques foi anunciado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) como um dos vencedores do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2011. A homenagem visa reconhecer os destaques da pesquisa que estão contribuindo para o desenvolvimento do estado. Dentre as onze categorias do prêmio, Henriques foi agraciado em duas: “Destaque em Ciências Biológicas” e “Medalha Sylvio Torres”.

Este ano, a homenagem contempla sete principais áreas do conhecimento: Agrárias, Saúde, Biológicas, Artes e Letras, Educação e Psicologia, Administração e Economia e Ciências Humanas e Sociais. Além do Prêmio ao Pesquisador Destaque com relevância em cada uma das sete áreas do conhecimento, também são contempladas quatro tipos de categorias de reconhecimento, com ênfase em inovação, conforme consta abaixo:

Medalha Sylvio Torres

Tese Inovação Gaúcha

Prêmio Piá Inovador

Prêmio Pesquisador na Empresa

Confira abaixo a descrição de cada uma das categorias:

O Prêmio Pesquisador Destaque visa distinguir pesquisadores com reconhecido mérito em sua área que, nos últimos dez anos, tenham contribuído, de modo relevante, para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico, cultural ou artístico do Estado do Rio Grande do Sul.

Nos anos ímpares será premiado um pesquisador de cada uma das seguintes áreas correspondentes aos Comitês Assessores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, a saber: Artes e Letras; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Saúde; Economia e Administração; Educação e Psicologia.

Nos anos pares, será premiado um pesquisador de cada uma das seguintes áreas correspondentes aos Comitês Assessores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, a saber: Arquitetura, Urbanismo e Design; Engenharia; Física e Astronomia; Geociências; Matemática, Estatística e Computação; Interdisciplinar e Química.

A Medalha Sylvio Torres será concedida a um dos ganhadores do Prêmio Pesquisador Destaque, que tenha, ao longo de sua vida, contribuído, extraordinariamente, para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico, cultural ou artístico do Estado do Rio Grande do Sul com ênfase na inovação.

A Tese Inovação Gaúcha será concedida ao Doutor que tenha se titulado nos últimos três anos, em programa de pós-graduação de instituição localizada no Estado do Rio Grande do Sul e cuja Tese represente uma contribuição inegável à inovação científica, tecnológica ou artística.

O Prêmio Piá Inovador será concedido a um aluno matriculado no ensino de graduação ou técnico durante 2011, que tenham se destacado em projetos de inovação.

O Prêmio Pesquisador na Empresa será concedido ao pesquisador que contribui para a inovação em uma MPE gaúcha.

Premiação
Os agraciados recebem troféu e os pesquisadores das sete áreas do conhecimento, além do troféu, recebem uma premiação em dinheiro.