Entre os dias 27 e 30 de março de 2011, reuniram-se em Washington, D.C, os Comitês Executivos (CE) do InterAcademy Council (IAC), do IAP: The Global Network of Science Academies (IAP) e do InterAcademy Medical Panel (IAMP), além do Comitê Consultivo para o Desenvolvimento do IAP (DAC, na sigla em inglês). Participaram deste conjunto de eventos as Academias de Ciências do Brasil, África, África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Japão, Reino Unido, Turquia, além da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS), presidida por Jacob Palis.

No dia 27, reuniram-se o CE do IAC e o DAC, co-presidido pelo diretor da ABC Carlos Henrique de Brito Cruz. No dia 28, reuniu-se o CE do IAC, com a participação do representante da Academia, o diretor Luiz Davidovich, e o assessor internacional da ABC Paulo de Góes. Durante os encontros, o IAC reforçou seus objetivos para o ano de 2011, entre os quais a necessidade de envolver outros segmentos da comunidade científica e tecnológica, assim como o público em geral. O Comitê do IAC lembrou que o planejamento futuro consiste também na análise de políticas públicas auxiliadas pelas Academias de Ciências, que devem encaminhar aos governos questões relacionadas à sustentabilidade global, como, por exemplo, a questão da água no planeta.

No dia 29, houve uma reunião conjunta entre IAC, IAP e IAMP, na qual estiveram presentes o Prof. Luiz Davidovich, o Acadêmico Eduardo Moacyr Krieger, atual representante da ABC no CE do IAMP, o presidente Jacob Palis, representando a TWAS, e o assessor Paulo de Góes. Durante a reunião, as atividades desempenhadas pelas três entidades, durante o ano de 2010, foram discutidas, assim como a continuidade das mesmas no ano de 2011. Observou-se que a relação entre as organizações deve ser priorizada, no intuito de fortalecer as Academias, capacitando-as a contribuir para o debate de assuntos de preocupação mundial, entre eles as mudanças climáticas, a ética na ciência, a questão da saúde, do abastecimento de água, do saneamento, entre outros temas fundamentais.

No dia 30, foi realizada uma reunião conjunta entre os CE do IAP e IAMP, na qual o Prof. Krieger esteve presente, assim como o Prof. Palis. Dentre os temas da pauta da reunião, foi proposto um Plano de Ação Estratégico, além de novas ideias para aprimorar a relação das duas organizações.