O Acadêmico Jorge Elias Kalil Filho, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), foi eleito para a presidência da International Union of Immunological Societes (IUIS). A IUIS congrega 65 sociedades nacionais e cinco federações continentais de imunologia.

O regimento da entidade determina que o presidente deve assumir inicialmente a vice-presidência durante três anos para depois tomar posse como presidente. Isso significa que Kalil ficará como vice-presidente da IUIS até 2013, quando assumirá a presidência para um mandato até 2016.

A presidência da IUIS já foi ocupada por dois prêmios Nobel e o atual presidente, Stefan H.E. Kaufmann, é diretor do Instituto Max Planck, na Alemanha. “A eleição de um brasileiro será importante para dar visibilidade à ciência do país no cenário mundial, especialmente na área de imunologia”, disse Kalil. Em sua gestão, o professor pretende aumentar a participação de pesquisadores brasileiros nas atividades internacionais promovidas pela IUIS, entre elas a edição de um periódico científico que a entidade pretende lançar no próximo ano.

Kalil é professor titular de Imunologia Clínica e Alergia do Departamento de Clínica Médica da FMUSP e diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor-USP). Coordena o Instituto de Investigação em Imunologia, um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) que recebem apoio da Fapesp e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).