A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, por meio de Portaria publicada no Diário Oficial da União do dia 30 de agosto de 2010, o regulamento do programa de Professor Visitante Sênior (PVS) da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Serão oferecidas 20 bolsas de PVS, no valor de R$ 8.905,42 por mês, com duração de dois anos, prorrogável por igual período.

Podem participar pesquisadores com título de doutor há, pelo menos, dez anos, ou qualificação equivalente notoriamente reconhecida e que estejam aposentados ou oficialmente licenciados. Outros requisitos são: ter sido docente e pesquisador de reconhecida competência em sua área e ter produção científica relevante, notadamente nos últimos dez anos; ser, preferencialmente, bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1 do CNPq, ou possuir qualificação equivalente; ter Curriculum Vitae devidamente atualizado na plataforma Lattes do CNPq; entre outros.

O programa tem por objetivo proporcionar a rápida inserção da UNILA em seus meios sócio-cultural, socioeconômico e regional, em consonância com sua missão de instituição integradora no contexto latino-americano; dar suporte ao planejamento das ações institucionais e à concepção e execução da missão legal da Universidade pelo fortalecimento de seus programas de ensino, pesquisa e extensão; apoiar a consolidação das áreas de conhecimento da UNILA no âmbito da sua programação didático-pedagógica, na formatação dos cursos de graduação e no planejamento de sua inserção na pós-graduação; e outros.

O programa constitui um instrumento de execução da política de desenvolvimento da educação superior e do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), no segmento das IFES, visando contribuir para a execução de planos, programas e projetos que aprimorem e consolidem o desempenho acadêmico-científico da UNILA.

A concepção do PVS fundamenta-se no reconhecimento de que a presença de professores-pesquisadores de consagrado mérito científico e reconhecida experiência acadêmica é de especial relevância para o fortalecimento da UNILA. O apoio destinado à atuação de professores visitantes é percebido como uma forma de propiciar, ademais da aquisição de conhecimento científico, ganhos de experiência acadêmica e institucional, relevantes para a capacitação e a qualificação da UNILA para o desenvolvimento de projetos de pesquisa inovadores e a institucionalização dos seus cursos de graduação e pós-graduação.

Acesse as informações sobre o Programa CAPES/UNILA , onde está disponível para download em PDF o regulamento completo do PVNS/UNILA.