A cerimônia de titulação dos novos Membros Afiliados da Região Sul foi realizada no auditório do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no dia 12 de março de 2010. Compuseram a mesa da abertura o presidente da ABC Jacob Palis, o vice-presidente para a Região Sul Francisco Salzano, o pró-reitor de pós-graduação Aldo Bolten e o pró-reitor de pesquisa, João Edgar Schmidt.


Aldo Bolten, João Edgar Schmidt, Francisco Salzano e Jacob Palis

Bolten declarou-se honrado por estar entre tantos cientistas de reconhecimento nacional e internacional, e por fazer parte desta universidade que congrega jovens tão talentosos. “A ABC tem sido parceira nossa em diversos eventos e estamos planejando um próximo que reúna a academia e as empresas da região. É uma honra ter nossos professores indicados para membros dessa Academia.”


Claudio Radtke, Fabio Klamt, Guilherme Sassaki, Jacob Palis,
Francisco Salzano, Nelson Fagundes e Felipe Dal Pizzol

O presidente da ABC demonstrou grande satisfação em estar pelo terceiro ano subseqüente na UFRGS, “universidade que tem contribuído expressivamente para o avanço da ciência brasileira”. Agradeceu a intensa participação na Academia dos Membros Titulares da região, dos quais estiveram presentes no evento Gerhard Jacob, Milton Formoso, Fernando Zawislak, Diogo de Souza, Jairton Dupont, Vera Gaiesky e a afiliada indicada em 2008, Crestina Consorti. Também compareceu uma das vencedoras do Prêmio LOréal-Unesco-ABC de 2006, Lisiane Porciúncula, do Departamento de Bioquímica da UFRGS.

Palis destacou ainda o crescimento quantitativo e qualitativo da ciência brasileira nos últimos anos, o que, segundo ele, coloca um desafio. “Além de impulsionar certas áreas estratégicas, precisamos promover a interação academia-empresa. Essa é uma via de mão dupla, pois o setor produtivo precisa reconhecer a importância de ter cientistas e tecnólogos de alto nível em seus quadros, para gerar pesquisa e desenvolvimento nacionais.”

Em seu ponto de vista, a Petrobras é um bom exemplo de empresa que investiu na inteligência nacional e que está colhendo os frutos desse investimento. “A exploração de petróleo em águas profundas era liderada pela Noruega, e agora é liderada pelo Brasil”. Palis ressaltou que esse é o momento certo para atrair para a ação conjunta bancos e outras instituições representativas do setor produtivo de todas as regiões do Brasil.

O programa de Membros Afiliados da ABC

O vice-presidente regional Francisco Salzano lembrou que a categoria de Membros Afiliados da ABC foi criada há três anos e visa reconhecer talentos científicos com menos de 40 anos em todo o país. “Os nomes são indicados por Membros Titulares da região e votados por todos eles, de modo a garantir que o resultado é obtido democraticamente”, ressaltou o geneticista. Com o grupo que foi titulado na ocasião, já são 15 os jovens cientistas da região Sul indicados para a Academia, em seis áreas. “Ainda não foram contempladas aqui na região as áreas de Ciências Sociais, Agrárias, da Terra e das Engenharias”, apontou Salzano, num apelo aos Membros Titulares da região Sul para que se empenhem em identificar jovens talentosos e dedicados a essas áreas da Ciência.