O pesquisador do Instituto de Química da Unicamp e Acadêmico Oswaldo Luiz Alves (à esquerda na foto) e o coordenador de pesquisas da Contech Produtos Biodegradáveis, Odair Pastor Ferreira, receberam premiação de Menção Honrosa concedida pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

O prêmio foi concedido em função da pesquisa realizada por Alves e Ferreira, que na época era orientado de Alves. O trabalho resultou em um material inédito capaz de absorver corantes, que foi objeto de pedido de patente pela Unicamp e, com a articulação da Agência de Inovação Inova Unicamp, foi licenciado para a Contech em 2007.

Os pesquisadores explicam que o material é formado por nanopartículas de argila sintética que, colocadas em contato com os resíduos líquidos de processos de tingimento de tecido ou papel, funcionam como uma esponja que absorve os corantes. Segundo eles, no final do processo, a água torna-se novamente limpa e pode ser descartada sem risco de contaminar lençóis freáticos e rios, podendo ainda ser reutilizada no processo industrial.

A premiação foi entregue no último dia 4 de dezembro no Encontro Anual da Indústria Química, realizado em São Paulo.