O diretor da ABC e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Iván Antonio Izquierdo foi convidado pela Society for Neuroscience para contribuir com sua autobiografia ao 6º volume do livro The History of Neuroscience in Autobiographies, que será publicado em 2010.

O único brasileiro a receber semelhante honra, Izquierdo doutorou-se em Medicina na Universidade de Buenos Aires (UBA), em 1962. Nos últimos anos do curso médico começou a se interessar pelas Neurociências. Aprendeu Neurofarmacologia com seu pai, Juan Antonio Izquierdo, com quem fez a parte experimental de seu doutorado, e cursou pós-doutorado na University of California, Los Angeles (UCLA). Trabalhou na própria UBA, na Universidade Nacional de Córdoba, na Escola Paulista de Medicina e na UFRGS. Formou importantes grupos de pesquisa em todas as universidades por que passou.

Na UFRGS em 1978, colaborou para a criação da pós-graduação em Bioquímica e instalou a pesquisa nesse Departamento. As duas tarefas foram muito bem sucedidas, e tanto o CPG em Bioquímica como o Departamento de Bioquímica estão entre os mais produtivos do país e mais conhecidos fora do mesmo. Contribuiu para a formação de numerosos discípulos, que ocupam posições de destaque no Brasil, na Argentina e em outros países.

Sua linha principal de pesquisa tem sido, desde 1966, a Biologia da Memória. Sua contribuição à mesma tem sido o estudo de numerosas drogas que afetam a memória (anfetamina, atropina, opioides); a descoberta de mecanismos neurohumorais (beta-endorfina, benzodiazepínicos) que regulam a formação e a evocação da memória, junto com mecanismos hormonais, em relação com processos emocionais ou afetivos; a seqüência bioquímica que subjaz à formação da memória no hipocampo, e sua interação com outras estruturas. Estes trabalhos são usados habitualmente como referência, no exterior, nesta área de pesquisa. Nos últimos anos tem se dedicado paralelamente a escrever contos e ensaios, em português.

Entre os inúmeros prêmios e condecorações que recebeu estão o Prêmio em Ciências Médicas Básicas, da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), em 1995; a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, da Presidência da República do Brasil, em1996; o Prêmio Scopus 2006, da Editora Elsevier e CAPES/MEC, em 2006; a Comenda da Ordem de Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores, em 2007; o Prêmio FCW de Ciência e Cultura, da Fundação Conrado Wessel, em 2008. É Professor Honorário da Universidade de Buenos Aires e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Paraná.