Politicas de CTIE

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Brasil precisa de mais verba para fazer ciência

Leia artigo do Acadêmico Wanderley de Souza, professor titular da UFRJ, publicado em O Globo, em 24 de junho.

Educação Científica: pilar para o desenvolvimento e soberania

A ameaça de fuga de cérebros do país merece uma reflexão, de acordo com artigo do Acadêmico Isaac Roitman, publicado no Monitor Mercantil em 24/06.

Diversificação na Educação Superior: Universidades de Ensino, Pesquisa, Ensino Técnico e Formação Geral

É HOJE a quinta edição do Fórum ABC/SBPC de Educação Superior, com os Acadêmicos Mercedes Bustamante (UnB) e Rodrigo Capaz (UFRJ) debatendo os diferentes modelos possíveis de ensino superior. Participe!

Audiência Pública no Senado discute a situação orçamentária das universidades

Com participação da presidente da ABC, Helena Nader, reunião deixou clara a necessidade de mais espaço no orçamento para Ciência e Educação.

Sugestão de apoio emergencial aos pós-graduandos do Rio Grande do Sul

Entidades científicas defendem apoio emergencial aos pós-graduandos gaúchos para que continuem seus projetos com apoio de outras instituições e utilizando instalações em outras partes do Brasil.

Impacto do Acesso Aberto na Ciência Brasileira: Uma Análise Crítica

Artigo recém-publicado nos Anais da ABC mostrou que brasileiros publicam mais do que a média mundial em acesso aberto, mas isso não se traduz em maior impacto ou citações.

Presidente do CNPq participa de debate sobre o presente e o futuro do órgão

Entre os diversos tópicos discutidos, o Acadêmico Ricardo Galvão garantiu o pagamento das bolsas, mas alertou que o fomento de projetos e a Chamada Universal dependem de mais orçamento.

O desastre da aprendizagem da matemática no Brasil

Apenas 7% dos concluintes do ensino médio aprenderam o esperado em matemática. Confira a coluna de Mozart Ramos, ex-reitor da UFPE, que esteve recentemente em debate sobre o tema na

Busca em notícias