pt_BR

De: 10 de fevereiro de 2020

Até: 14 de fevereiro de 2020

Local: Academia Brasileira de Ciências | Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

O Fórum Mundial para Mulheres na Ciência (WFWS, na sigla em inglês) foi realizado no Rio de Janeiro (RJ), de 10 a 14 de fevereiro de 2020. A atividade foi dividida em dois eventos principais: o Workshop Habilidades para Comunicação e Liderança em um Mundo 5G (10-11 de fevereiro) e a 4ª Conferência Internacional de Mulheres na Ciência Sem Fronteiras: Energia, Água, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente para um Desenvolvimento Sustentável (12-14 de fevereiro).

O WFWS foi organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e teve apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), além do patrocínio do For Women in Science – Foundation L’Oréal.

A conferência internacional é resultado da iniciativa Mulheres na Ciência Sem Fronteiras (WISWB, na sigla em inglês), que, em sua quarta edição, aconteceu pela primeira vez fora do continente africano. Em 2020, com a realização do workshop como um evento-satélite, teve-se como resultado o Fórum Mundial para Mulheres na Ciência – Brasil 2020. O comitê organizador foi composto pelas brasileiras Marcia Cristina Bernardes Barbosa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS), Carolina Palma Naveira-Cotta (Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ) e Andrea Simone Stucchi de Camargo (Universidade de São Paulo, USP), além da egípcia Amal Amim (Centro Nacional de Pesquisas do Egito), coordenadora honorária e fundadora da iniciativa.

Programa – Workshop
Programa – Conferência
Relatório

 

Confira as matérias sobre o Fórum Mundial para Mulheres na Ciência preparadas pela Assessoria de Comunicação da ABC:

Workshop

Conferência

 

Parte 1 (12 de fevereiro, manhã) 4ª Conferência Internacional de Mulheres na Ciência Sem Fronteiras

Parte 2 (12 de fevereiro, tarde) 4ª Conferência Internacional de Mulheres na Ciência Sem Fronteiras

Parte 3 (13 de fevereiro, manhã) 4ª Conferência Internacional de Mulheres na Ciência Sem Fronteiras

Parte 4 (13 de fevereiro, tarde) 4ª Conferência Internacional de Mulheres na Ciência Sem Fronteiras

Parte 5 (14 de fevereiro, manhã) 4ª Conferência Internacional de Mulheres na Ciência Sem Fronteiras

Parte 6 (14 de fevereiro, tarde) 4ª Conferência Internacional de Mulheres na Ciência Sem Fronteiras