pt_BR

Data: 15 de junho de 2021

Local: www.abc.org.br/transmissao (PT)

Os membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) são eleitos anualmente por região e tomam posse automaticamente no dia 1º de janeiro do ano seguinte à eleição. Os eleitos em 2020 e 2021 foram recepcionados conjuntamente em cerimônia online realizada em 3 de maio de 2021 e apresentarão suas contribuições à ciência em 12 simpósios ao longo do ano. A agenda completa dos simpósios científicos virtuais pode ser conferida aqui.  


O 3º Simpósio Científico dos Membros Afiliados da ABC 2020-2021 será coordenado pelos Acadêmicos Luisa Lina Villa e Alexander Kellner. Serão apresentadas pesquisas da área das ciências biomédicas e da Terra, envolvendo câncer, Zika e biodiversidade.

 


SERVIÇO
Evento: Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da Abc | Ed.03 • SAÚDE, ECOLOGIA E EVOLUÇÃO
Data: 3ª feira, 15/06/2021
Hora: 16h (GMT-3)
Local: www.abc.org.br/transmissao 

 


 

 

  • • Alexandre Bruni Cardoso (USP) 
    “Como as células interagem com seu microambiente e como essa interação é perturbada no câncer”
    Professor do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP, onde lidera o e-Signal Lab, laboratório que busca entender os mecanismos de transdução de sinais bioquímicos e mecânicos entre células e matriz extracelular.
  • • Clarissa Ribeiro Reily Rocha (Unifesp) 
    “Tratamento antitumoral: novos mecanismos de resistência aos quimioterápicos”
    Professora adjunta no Departamento de Oncologia Clínica e Experimental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde coordena o Programa de Pós-graduação em Hematologia e Oncologia.
  • • Fabiana Kommling Seixas (UFPel)
    “Aumentando a eficiência do BCG recombinante na terapêutica do câncer de bexiga e melanoma”
    Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde coordena do programa de Pós- Graduação em Biotecnologia e o Laboratório de Biotecnologia do Câncer. É líder do grupo multidisciplinar de pesquisa em Oncologia Celular e Molecular (GPO). Membro da American Association for Cancer Research (AACR).
  • • Patricia Pestana Garcez 
    “Mecanimos celulares e moleculares da microcefalia associada ao vírus da Zika”
    Professora adjunta no Instituto de Ciências Biomédicas (UFRJ), parceira do Instituto D’Or, pesquisadora da Rede Nacional de Ciência para Educação, orientadora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Anatomia Patológica e Ciências Morfológicas da UFRJ. Recebeu o prêmio de Young Scientist da International Society for Neurochemistry em 2017, apontada como Leshner Fellow AAAS em Infectious Disease, Early Career Award da IBRO em 2019.
  •  • Taissa Rodrigues Marques da Silva
    “Olhando para o passado para conhecer melhor a biodiversidade atual”
    Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) desde 2011, atuante no Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas. É membro do Comitê de Assuntos Governamentais da Society of Vertebrate Paleontology (EUA).

 

Confira a gravação completa do evento:

 

Leia a matéria sobre o evento:

OS ACADÊMICOS | 03 de julho de 2021

Confira os melhores momentos do 3º Simpósio Científico dos Membros Afiliados da ABC

Evento online reuniu cinco jovens cientistas da área de ciências biomédicas e da Terra em importante debate sobre câncer, zika e biodiversidade.