Webinário aberto ao público conta com a presidente da ABC, Helena Nader, o antropólogo Ruben Oliven e o cientista social Wilson Gomes. Será ao meio-dia da 5ª feira, 5 de outubro, com acesso pelo YouTube da Academia. Saiba mais!
Presidente da ABC foi homenageada no dia 28 de setembro durante cerimônia em comemoração aos 55 anos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.
Helena Nader esteve no BNDES nos dias 26 e 27 de setembro para participar de atividade promovida pelo banco. “Não estamos preparados para a 4ª Revolução Industrial”, alertou.
Presidente Helena Nader apresentará a visão da Academia sobre Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável no dia 4 de outubro, às 14 horas, no auditório da instituição.
Em cerimônia com participação do Presidente da República, projeto interministerial e intersetorial para aumentar a autonomia do Brasil em saúde foi lançado oficialmente.
A secretária do Ministério da Saúde Ana Estela Haddad reuniu-se com gestores e especialistas, dentre os quais o Acadêmico Virgilio Almeida, para debater uso da IA no SUS.
Editorial da Science de 22 de setembro traz alerta dos co-presidentes do Painel Científico para a Amazônia sobre a urgência com que a comunidade internacional precisa se engajar com o bioma.
Realizado pela Fapesp em 15/9, o “Amazon Day: Science for the Amazon” discutiu o papel da ciência, tecnologia e inovação no desenvolvimento sustentável da região, com a participação do vice-presidente da ABC para a região Norte, Adalberto Val.
Primeiro exemplar da espécie encontrado no país viveu há cerca de 150 milhões de anos. Titular da ABC e editor-chefe dos Anais da ABC, Alexander Kellner, participou da descoberta.
Tese do marco temporal não tem respaldo legal, assim como exigir indenização. Confira coluna da Acadêmica Manuela Carneiro da Cunha para a Folha de S. Paulo.
Segundo o Acadêmico José Marengo, o corpo não tem descanso quando o termômetro não baixa no fim do dia: 'todos os seres vivos continuam a sofrer, sem alívio.
Acadêmica e secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI ministrará palestra magna no dia 3 de outubro, segundo dia do evento.
O físico e membro titular da ABC foi convidado pelo Jornal da CBN de 22 de setembro para falar sobre as mudanças climáticas e seus efeitos na onda de calor extremo sobre o Brasil. Confira!
Coluna do Acadêmico Hernan Chaimovich Guralnik, publicada em 20 de setembro no Jornal da USP, traz um relato familiar muito pessoal sobre os horrores do golpe de Pinochet. Confira.
CPA em Ciência de Dados para a Indústria Inteligente (CPA-CDI2) será sediado conjuntamente pela USP, Unicamp e Unesp. O Acadêmico José Alberto Cuminato é um dos líderes do projeto.
Lançamento acontecerá dia 2 de outubro, no Planetário do RJ, durante XLVI Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira. Acadêmica ministrará palestra e participará de sessão de autógrafos.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática e pela Rede de Jovens Afiliados da Academia Mundial de Ciências, encontro reúne pesquisadores renomados do mundo inteiro.
Parceria entre cientistas brasileiros e a Yale University busca fortalecer a comunidade científica nacional em ciências biológicas e biomédicas. Encontro será entre os dias 11 e 13 de dezembro, em Porto Alegre.
Organizado pelo Acadêmico Luiz Carlos Dias, evento nos dias 19 e 20/10 celebrará dez anos de consórcio focado na descoberta de medicamentos para doenças negligenciadas. A presidente da ABC estará na mesa de abertura.
O membro titular da ABC Isaac Roitman reforça as críticas sobre os rumos do fomento à ciência nacional em artigo para o Monitor Mercantil.
O maior evento da Academia Brasileira de Ciências será nos dias 7, 8 e 9 de maio, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. Veja a programação, conheça os palestrantes e inscreva-se!
Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato e sugestões: nabc@abc.org.br Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz
Não é assinante? Faça seu cadastro no site da ABC abaixo da logo.