Simpósio e diplomação dos novos Acadêmicos se deu na sede da ABC em 21 de junho. Saiba como foi e aproveite para conhecer um pouco mais dos cientistas.
Adriana Bastos Carvalho pesquisa genética e hereditariedade na UFRJ. Filha de professores, hoje ela junta a paixão pela descoberta com o desenvolvimento de inovações concretas para o SUS.
Engenheiro especialista em pavimentação asfáltica, o professor da Coppe/UFRJ Francisco Thiago Sacramento Aragão mostra que a ciência também é feita de relações e laços pessoais.
Engenheira ambiental da Coppe/UFRJ, Joana Portugal-Pereira é especializada em transição energética e acumulou experiências internacionais antes de chegar ao Brasil, já no pós-doutorado.
Estudioso das relações de trabalho antes e depois da Abolição, o historiador da UFF Paulo Cruz Terra busca trazer as Humanidades para o centro do debate científico.
Especializada no sistema imunológico humano, a história da professora da UFRJ Priscilla Olsen, nova afiliada da ABC, mostra a importância da experimentação na trajetória de um cientista.
A ABC, em parceria com a Fapesp, convida seus membros titulares a abrirem as portas de seus laboratórios para alunos de intercâmbio científico de todo o Brasil.
A ABC reconhece a necessidade de ampliação na oferta de médicos para o SUS, mas alerta para o papel crucial da revalidação na garantia da excelência desses profissionais.
Participaram do encontro na sede da ABC, no Rio de Janeiro, a presidente da Academia, Helena Nader; o vice-presidente, Jailson de Andrade; e as Acadêmicas Maria Vargas e Patricia Bozza.
Grupo composto pelas academias nacionais de ciência das 20 maiores economias do mundo se encontrou para debater os principais temas científicos globais.
Presidente da ABC confirmou presença em reunião que ocorre na próxima quarta-feira, 28 de junho, sobre percepção pública da ciência no Brasil.
Membro titular da ABC é o novo diretor científico da Fapesp e conversou sobre sua carreira e suas ideias com a Revista Pesquisa Fapesp.
Dar-se conta de que somos todos indígenas – exceto aqueles que não o são – é juntar-se à luta pela retomada da Terra pela terra. Confira no artigo do Acadêmico.
Membro titular da ABC e Diretor do Museu Nacional entra para o rol de membros da Academia portuguesa como Sócio Brasileiro Correspondente.
“Ideia é orientar o esforço em pesquisa e inovação às necessidades do SUS”, destacou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, membra titular da ABC.
Série de eventos entre os dias 1º e 4 de julho objetivam valorizar a ciência local. A presidente da ABC, Helena Nader, e a diretora Maria Vargas estarão presentes para as comemorações.
O evento “Domingo com Ciência na Quinta” retorna após três anos e convida instituições científicas a participarem com atividades para o público da Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro.
Notícias da ABC é um informativo periódico
da Academia Brasileira de Ciências.
Contato e sugestões: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz
Não é assinante? Faça seu cadastro no site da ABC