Inscrições para alunos participarem do PAPL 2025/2026 vão até 8 de agosto

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

 

Estão abertas até 8 de agosto as inscrições para alunos de graduação interessados em intercâmbios nacionais por meio do Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo às Vocações Científicas 2025/2026!

O programa é uma parceria entre Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Estudantes de graduação terão a oportunidade de estagiar, durante períodos de 35 a 50 dias, sob orientação de pesquisadores membros titulares e afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Para participar, é preciso que o estudante esteja com o curso em andamento e tenha concluído pelo menos quatro semestres na data de início da visita. Também é preciso comprovar participação em algum projeto científico, em andamento ou concluído, com ou sem bolsa, nos moldes da iniciação científica.

Serão oferecidas 120 bolsas: 60 para estudantes de São Paulo estagiarem em outros estados do Brasil e 60 para alunos de todo o Brasil estagiarem no estado de São Paulo. O valor das bolsas está disponível em: https://fapesp.br/valores/bolsasnopais , na modalidade EVC (na parte final da tabela). Os valores são ajustados de acordo com a quantidade de dias de visita.

Confira a lista dos laboratórios e seus respectivos orientadores disponíveis:

Após selecionar seu laboratório de interesse, os alunos deverão preencher o formulário abaixo até o 8 de agosto 18 de agosto de 2025 (prazo adiado).

Os alunos precisarão ainda fornecer os seguintes documentos:

  • Carta de motivação: apresentar um texto, de livre escrita, explicitando a escolha do acadêmico e a razão da escolha do projeto. A carta será avaliada com base na clareza e coerência do texto, bem como na capacidade da(o) candidata(o) de expressar sua motivação pessoal para participar do programa. Serão considerados critérios essenciais a identificação de interesse em seguir uma carreira científica. Espera-se que a(o) candidata(o) demonstre entusiasmo, curiosidade intelectual e compromisso com a pesquisa científica, além de apresentar argumentos consistentes sobre como a participação no programa contribuirá para seu desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional;
  • Projeto do estágio de iniciação científica: incluir o projeto de iniciação científica, em andamento ou em curso, na instituição de origem. Incluir resultados esperados e concluídos (se couber), e
  • Carta de recomendação do orientador responsável pelo estágio de iniciação científica em andamento ou concluído na instituição de vínculo do Bolsista (não é do futuro orientador do estágio EVC): a carta deve destacar o desempenho do(a) candidato(a) durante a iniciação científica, incluindo seu comprometimento, habilidades técnicas e intelectuais, capacidade de trabalho em equipe, autonomia, e potencial para seguir na carreira científica. A carta deve ser datada, assinada e emitida em papel timbrado da instituição.

Após as inscrições, que vão até 8 de agosto 18 de agosto (prazo adiado), os resultados serão divulgados por ABC e Fapesp a partir de 8 de setembro.

Confira todas as informações no edital.

 

(GCOM ABC)