*adaptado de matéria publicada pelo CNPq

O histórico físico Cesar Lattes, membro da Academia Brasileira de Ciências, foi homenageado na Câmara dos Deputados, no dia 22 de maio, em sessão solene que celebrou seu centenário e o Dia do Físico. Além dos parlamentares, a cerimônia contou com a presença de grandes pesquisadores brasileiros e também das três filhas de Lattes. A ABC esteve representada pelo Acadêmico Anderson Gomes.

O trabalho de Lattes foi fundamental para o desenvolvimento da física atômica no país. Além de ser um dos membros da equipe que descobriu a partícula subatômica méson pi – conquista que levou à concessão do Prêmio Nobel de Física de 1950 a Cecil Frank Powell, líder da pesquisa – Lattes é figura proeminente no meio científico brasileiro por ter sido um dos principais responsáveis pela organização e criação de instituições relevantes na área de ciência e tecnologia no Brasil.

“Ele foi importantíssimo na criação do CNPq e do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas), duas instituições que calam na minha alma”, disse o presidente do CNPq e membro titular da ABC, Ricardo Galvão. No final da década de 1940, foi Lattes quem fundamentou o Projeto de Lei 164/1948, que propôs a criação do CNPq. Em agradecimento ao feito, o CNPq nomeou como Lattes seu sistema pioneiro de gestão de currículos, que em 2024 completa 25 anos e conta com cerca de 8 milhões de pesquisadores, estudantes e professores de ensino superior cadastrados.

“As pessoas precisam ver, ouvir e conhecer o legado de Cesar Lattes, seu olhar para o futuro. O físico tem uma característica muito boa que é saber aprender, isso faz uma diferença muito grande no que podemos fazer pela sociedade. O momento atual é de olhar pra frente e entender o que significa Cesar Lattes para o futuro desse país”, destacou Anderson Gomes.

Reconhecido oficialmente, em abril, como Herói da Pátria, Lattes receberá no dia 03 de julho uma comenda póstuma, em cerimônia a ser realizada no Panteão Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O evento marcará a inclusão do nome do físico no livro Heróis e Heroínas da Pátria, que também fica no Panteão. 

Assista ao vídeo do CNPq homenageando o centenário de Cesar Lattes:

Assista ao episódio da série Ciência Gera Desenvolvimento, produzida pela ABC, em homenagem a Cesar Lattes: