*Texto original do portal Contribuinte da Cultura

No dia 18 de junho, o membro titular da ABC José Galizia Tundisi lançará o seu quinquagésimo livro, este dedicado à cidade de São Carlos, SP, onde vive e leciona há mais de 50 anos.  O livro “São Carlos e o Desenvolvimento Sustentável: Presente – Futuro (2023 – 2030)”, publicado pela editora Scienza, apresenta o panorama atual do município e o que deve ser feito para que seja considerado uma Cidade Sustentável e Inteligente até 2030.

Totalmente financiado pelo Instituto Internacional de Ecologia (IIE), com contribuição da Cátedra UNESCO de Águas Urbanas, o lançamento acontece no dia 18 de junho (terça-feira), às 18h, no Centro de Empreendedorismo Cultural Mário de Andrade, localizado na Rua Dom Pedro II, 1380 (esquina com a Rua Padre Teixeira), em São Carlos e conta com apoio IIE e do Instituto Mário de Andrade.

O livro é resultado de um conjunto de experiências do autor como cidadão são-carlense e pesquisador universitário. Além disso, Tundisi foi secretário de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia em três administrações municipais e, portanto, abarca experiências de gestão. Traz, ainda, 11 anexos que tratam de diferentes assuntos referentes aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Legislação Ambiental em São Carlos, Meio Ambiente, Constituição Brasileira, Contas Nacionais e implantação de distrito especial Cidade Inteligente.

“SÃO CARLOS e o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Presente – Futuro (2023-2030)” examina e avalia a situação atual da cidade do ponto de vista de Meio Ambiente e inserção de Ciência e Tecnologia nas políticas públicas e apresenta como está a economia e desenvolvimento. Tundisi propõe diferentes alternativas e apresenta projetos e propostas para desenvolver São Carlos do ponto de vista da Sustentabilidade e de Cidade Inteligente. “Apresento no livro recomendações para reformulação da administração pública e para torná-la mais eficiente, assim como projetos na área de educação para a sustentabilidade; maior inserção de Ciência e Tecnologia em políticas públicas; perspectivas para o financiamento público da Cidade Sustentável e Inteligente e de que forma as universidades, institutos de pesquisa, Embrapas e o setor privado podem contribuir nas diferentes áreas”.

Segundo Tundisi, em sete anos é perfeitamente possível se desenvolver o projeto, uma vez que São Carlos já tem uma infraestrutura de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e científico que permite avançar facilmente nesse propósito. “Precisamos de um enorme banco de dados confiável, que hoje ainda não existe, para fazer a junção de todos os dados socioambientais, econômicos e de todos os aspectos do município. A partir daí, são desenhados processos para uma Cidade Inteligente, que deve estar totalmente conectada com internet 5G e sensores, que darão as condições ambientais de mobilidade urbana e de segurança. Temos, também, que focar na melhor eficiência do sistema público e em sua interação com as universidades, para que se possa aproveitar o conhecimento acadêmico na gestão”.

SERVIÇO

Lançamento do Livro “SÃO CARLOS e o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Presente – Futuro (2023-2030)” do Acadêmico José Galizia Tundisi

Data e hora: 18 de junho de 2024, às 18h

Local: Centro de Empreendedorismo Cultural Mário de Andrade, R. Dom Pedro II, 1380 – São Carlos – SP

Apoio: Instituto Internacional de Ecologia (IIE) e Instituto Mário de Andrade