A segunda temporada da série “Ciência para Todos”, uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Canal Futura, já está disponível na Globoplay.

São 13 episódios, cada um com cerca de 15 minutos, em que cientistas são entrevistados para mostrar o impacto social, cultural e econômico de suas pesquisas. Alguns membros da Academia Brasileira de Ciência estão entre os protagonistas desta temporada, são eles:

Carlos Eduardo Cerri, professor da USP e coordenador do Centro de Pesquisa de Carbono em Agricultura Tropical (CCARBON), fala do desafio de conciliar produtividade agrícola sem aumentar as emissões de carbono no episódio Agricultura e Carbono.

Mário Murakami, diretor científico do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), explica como o uso de enzimas pode diminuir o impacto ambiental e tornar mais sustentável a produção de cana-de-açúcar e etanol no episódio Biotecnologia e Enzimas.

O ex-afiliado Rodrigo Calado, professor de Medicina da USP, fala sobre um novo tratamento em desenvolvimento contra alguns tipos de câncer, que consiste em retirar as células da pessoa doente, modificá-las geneticamente e reinseri-las no paciente. Assista no episódio Combate ao Câncer.

O presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago, fala sobre as formas de incentivar as pesquisas sobre covid-19 e buscar soluções em saúde pública durante a maior crise sanitária dos últimos cem anos no episódio O Desafio da COVID. No mesmo episódio, o ex-afiliado Daniel Martins-de-Souza fala sobre suas pesquisas com os efeitos neurológicos do vírus.

Mayana Zatz, professora da USP e diretora do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco, fala do potencial dos xenotransplantes, o uso de órgãos geneticamente modificados de animais para salvar vidas humanas, no episódio Transplante entre diferentes espécies.

Carlos Alfredo Joly, professor emérito da Unicamp, elenca os benefícios dos serviços ecossistêmicos, como alimentos e água, e do combate à perda da biodiversidade brasileira no episódio Biodiversidade Ameaçada.

Vanderlei Bagnato, professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), explica os fenômenos quânticos e seu potencial para o desenvolvimento de novas tecnologias como, por exemplo, a computação quântica, a criptografia quântica ou ainda a comunicação quântica, no episódio A Revolução Quântica.

Confira a lista completa de episódios da série “Ciência para Todos”