Marcos Cortesão e Helena Nader

No período entre 4 e 7 de novembro, a Aliança de Organizações Científicas Internacionais (ANSO, siga em inglês) realizou uma série de reuniões em Chongqing, na China, que contaram com a participação da presidente da ABC, Helena B. Nader, e do secretário-executivo de relações internacionais da Academia, Marcos Cortesão. Fundada em 2018, a ANSO é composta por academias nacionais de ciências, universidades, institutos de pesquisa e outras instituições de ciência e educação oriundas dos diversos continentes. A ABC é membra-fundadora da organização, que tem como objetivo promover o desenvolvimento partilhado, o desenvolvimento sustentável e o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU através da catalisação e implementação de iniciativas concretas de cooperação internacional em ciência, tecnologia, inovação e capacitação de pessoas. 

No dia 4 de novembro, as atividades tiveram início com uma visita à cidade de Chongqing e, na parte da tarde, o Comitê Executivo da ANSO, eleito em janeiro de 2022 e que contava com a participação da ABC, realizou sua última reunião. Nesta, o grupo fez uma avaliação da atuação da organização nos últimos anos e discutiu o seu status atual. Pedidos de instituições que desejavam se somar à rede também foram avaliados e propostas de ajustes ao estatuto da ANSO foram apreciados. Desta reunião saíram encaminhamentos a serem levados para a assembleia geral, que começou na noite do próprio dia 4.

A 3ª Assembleia Geral da ANSO foi aberta por seu presidente, Chunli Bai, que também foi presidente da CAS e da TWAS. Na sequência, o diretor-executivo da rede apresentou as propostas de alterações no estatuto, que foram aprovadas por unanimidade. Em nome do Comitê Executivo da ANSO, Helena Nader apresentou os pedidos de instituições que desejavam se tornar membros da Aliança, tendo todas as candidaturas sido aprovadas.

O ponto seguinte da pauta foi a eleição da nova liderança da rede, constituída por um presidente, duas vice-presidências e um Comitê Executivo de seis membros. Sukit Limpijumnong, da Agência Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Tailândia, foi eleito para a presidência, e Helena Nader (presidente da ABC) e Yaping Zhang (vice-presidente da CAS) foram eleitos para as duas vice-presidências. O Comitê Executivo passou a ser composto por representantes do Conselho de Pesquisa Científica e Tecnológica da Turquia, do Centro Nacional de Pesquisa do Egito, da Comissão de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável do Sul, da Academia Sérvia de Ciências e Artes, da Academia de Ciências da Mongólia e Academia Nacional de Ciências e Técnicas do Senegal.

A presidente da ABC na Assembleia Geral da ANSO, na Academia Chinesa de Ciências, em Pequim

A assembleia geral foi encerrada ao final da manhã do dia 5 de novembro, após uma sessão onde os representantes das instituições membras da aliança realizaram uma discussão sobre estratégias e prioridades para o desenvolvimento futuro da ANSO. Na parte da tarde, foi realizada a primeira reunião do novo Comitê Executivo, já com a participação de Helena Nader na qualidade de vice-presidente. Nesta reunião, os novos dirigentes se apresentaram e discorreram sobre as suas expectativas em relação ao trabalho a ser desenvolvido.

As atividades da Aliança de Organizações Científicas Internacionais seguiram nos dias 6 e 7 de novembro, com a realização da “Belt and Road Conference on Science and Technology Exchange” (saiba mais), organizada em parceria com a Academia Chinesa de Ciências (CAS) e que teve como tema “Contribuindo com o poder científico da juventude para alcançar um desenvolvimento sustentável de alta qualidade”. A presidente da ABC, Helena B. Nader também participou do Fórum de Jovens Cientistas da ANSO, evento paralelo à Conferência, quando fez uma fala de abertura representando a organização.

Helena Nader: única mulher no Conselho de Administração da ANSO